3 dicas para ser um bom violonista

Na aula de hoje vamos falar a respeito de como estudar os intervalos musicais,e também como estudar o campo harmônico e montar as sequências harmônicas para tocar no violão.

Na verdade esses assuntos que trataremos aqui nesta aula, será apenas um breve resumo, mesmo porque a matéria desses tópicos são bastante intensos e não teria como especificar tudo aqui em uma só aula.

Vamos dar uma resumida,mas também iremos informar com essas 3 dicas para ser um bom violonista,incentivar as pessoas que estão iniciando os seus estudos violonísticos, a pesquisar matérias a esse respeito, para enriquecer o seu aprendizado cada vez mais.

Se  observarmos bastante, todo aprendizado em qualquer área do conhecimento sempre foi e sempre será através de dicas e exemplos, porque não adianta nada sabermos tudo na teoria se não colocarmos em prática o que aprendemos, seja uma dica ou um exemplo.

As três dicas a seguir, são coisas que todo músico que toca qualquer instrumento musical terá que saber, mesmo porque do contrário não conseguirá desenvolver o seu trabalho musical de maneira satisfatória.

Como estudar os intervalos musicais.

Já falamos aqui no blog a esse respeito de intervalos musicais,mas vamos novamente reafirmar a importância do estudo dos mesmos,principalmente para os estudantes que estão iniciando agora os seus estudos sejam eles em qual instrumento for.

Tudo que fazemos em música,é sempre baseado em intervalos musicais,não importando se a pessoa está tocando uma escala, um acorde ou uma sequência harmônica.

Dentro de uma escala encontramos quase todos os intervalos que precisamos, e por que quase todos os intervalos? Porque se por exemplo, pegarmos a escala de dó maior que não necessita dos acidentes como os sustenidos e bemóis,então chamaremos esta escala de uma escala natural.

Dentro da escala de DO maior citada acima, temos intervalos maiores e menores e também os intervalos justos e diminuídos, que chamamos de diminutos.Agora vamos responder a pergunta anterior, do porque que encontraremos quase todos os intervalos dentro da escala de DO maior.Encontraremos quase todos, porque se fizermos um intervalo com um acidente como por exemplo, tocar a nota DO e depois o SOL sustenido, neste caso esse intervalo é de quinta aumentada e que não pertence a escala de DO maior e assim como os outros intervalos também.

Aconselhamos em primeiro lugar ao começar estudar os intervalos musicais, que estude primeiramente os intervalos de, terça maior, terça menor, quinta justa, sexta maior, sexta menor, e a partir do momento em que a pessoa dominou totalmente esses intervalos citados acima, este é o momento para estudar todos os outros intervalos musicais.

Exemplo de intervalos. Praticar várias vezes estes intervalos descritos abaixo.

DO – MI // DO – MIb // DO – SOL // DO – LA // DO – LAb // depois treine todos os outros intervalos na escala de DO maior e também em outras escalas maiores e menores.

Esta foi só a primeira dica a respeito dos estudos de intervalos.A pessoa que estar iniciando deverá criar outros intervalos como foi dito acima, e praticar todos os dias até conseguir perceber cada um deles, e desta maneira irá conseguir educar o ouvido musicalmente com muita facilidade.

Como estudar o campo harmônico maior e menor.

Neste momento vamos tratar de uma situação que, sempre tem pensamentos diferentes a esse respeito,porque alguns músicos pensa de um jeito e outros músicos pensão de outro maneira,mas o importante é que podemos ter as nossas próprias convicções a respeito de campo harmônico,mais o que importa mesmo é se fizermos as coisas de maneira correta dentro da música.

Falando em campo harmônico, obviamente estamos falando de harmonia, e para montar uma escala usamos acordes maiores e menores, então podemos dizer que uma escala está dentro de um campo harmônico e alguns podem concordar e outros discordar,e isso é normal acontecer.

Outra coisa que podemos também chamar de campo harmônico,mais as pessoas analisam como sequências harmônicas em suas análises,são as cadências harmônicas para treinar ouvido musical e harmonizar as melodias.

Uma escala maior ou menor está dentro de um campo harmônico, uma sequência maior ou menor também está dentro de um campo harmônico, porque estamos falando de harmonia e não de melodia.

Todos sabemos que, a música é  composta de três elementos básicos, que são, Melodia, Ritmo e Harmonia, e nesse texto estamos falando de harmonia, que é um dos elementos da música.

Eu gostaria de deixar a frase de um professor que tive a muitos anos atrás, que dizia o seguinte: não importa a maneira com que você faz a sua música,o importante é que faça de maneira correta.

Como montar sequência harmônicas para tocar no violão.

Agora vamos montar algumas sequências harmônicas  maiores e menores para tocar no violão.Estas sequências também podemos dizer que está dentro do campo harmônico

Sequências harmônicas em DO maior.

C // G7 // C

C // F // C

C // Dm // G7 // C

C // Am // Dm // G7 // C

C // F // C // G7 // C

C // G7 // F // C

C // Em // F // Dm //  C

Sequências harmônica de Lá menor.

Am // E7 // Am

Am // Dm // Am

Am // F // E7 // Am

Am // C // F // E7 // Am

Am // G7 // C // Dm // E7 // Am

Am // Dm // E7 // Am

Crie você mesmo, outras sequências como estas, usando a escala de dó maior e lá menor e também outras escalas que você conheça.

Se você está iniciando agora os seus estudos violonísticos ou mesmo já toca o instrumento e ainda tem alguma dúvida, peço que navegue nas categorias ao lado da página deste blog que irá encontrar o que necessita para aprender, ou melhorar o que você já sabe em termos de tocar violão.

Resumo: O que foi dito em todo o texto acima, algumas pessoas podem concordar outras pessoas podem discordar e isso faz parte do aprendizado, mas o mais importante de tudo como eu disse antes, é que façamos música da melhor maneira possível, analisando  e praticando os estudos diariamente,mesmo que seja apenas alguns minutos.

Mais ideias sobre montagem de acordes, sequências harmônicas e campo harmônico você encontrará acessando aqui.

Se você gostou desta aula, compartilhe com seus amigos e nas redes sociais.

Atenciosamente, Professor José Conceição

Summary
Review Date
Reviewed Item
3 dicas para ser um bom violonista e conseguir fazer belas harmonizações
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *