A importância do quinto grau das escalas maiores e menores

A importância do quinto grau das escalas maiores e menores.

Na aula de hoje iremos falar a respeito da importância do quinto grau das escalas maiores e menores,para a educação do ouvido musical.

Se vocês perceberem em todas as dicas que dou aqui no blog, irão verificar que sempre estou falando a respeito de percepção musical e em específico a educação do ouvido musicalmente.

Qual a importância do quinto grau das escalas maiores e menores?

Respondendo a esta pergunta verificaremos a seguinte situação,o quinto grau das escalas maiores e menores dividir praticamente a escala no meio.

Partindo deste princípio que o quinto grau além de estar praticamente no meio da escala, este quinto grau é um grau de resolução na tônica, quer dizer primeiro grau da escala maior e menor.

É de suma importância que a pessoa quando inicia o seus estudos no violão ou em qualquer outro instrumento musical, que aprenda primeiro o grau 1 e o grau 5 da escala maior e menor identificando o som dos mesmos e somente depois passar aos próximos graus das escalas.

Uma dica super importante,é que se a pessoa que está iniciando aprenda primeiro o grau 1 ou grau 5, perceba que o grau 2 o grau 3 e o grau 4 estão entre o 1 e o 5 e o grau 6 e o grau 7 estão entre o quinto e o oitavo grau, que corresponde ao primeiro grau a uma oitava acima.

Estudando a escala de dó maior como referência

C// Dm // Em // F // G7 // Am // Bm7(b5) // C

Nesta escala é de suma importância que o iniciante, treine bastante o seu ouvido musical com os acordes de dó maior e o Sol com sétima que corresponde ao primeiro e quinto grau da escala de dó maior.

Clique no Play abaixo para ouvir a gravação

O exemplo acima, foi aplicado na escala de dó maior mas deverá ser aplicado a todas as escalas maiores e menores.

Estes graus primeiro e quinto, podem ser treinandos praticando com qualquer ritmo, e também existem várias músicas com apenas dois acordes que poderão ser usado para o treinamento diário, e desta forma facilitar a percepção harmônica de cada acorde.

Esta foi a nossa dica de hoje e logo teremos várias outras dicas.

Caso exista alguma dúvida entre em contato pelo formulário deste blog que retornarei o mais rápido possível. Acesse aqui

Nunca deixe os seus sonhos para depois!

Atenciosamente Professor José Conceição

 

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *