Aula de violão online passo a passo

Na aula de hoje iremos dar um passo a passo para as pessoas que estão iniciando nos estudos do violão.

Com muitos anos ministrando aulas de violão para alunos iniciantes e para alunos que já são iniciados neste instrumento maravilhoso,percebemos algumas dificuldades entre os estudantes para escolher os exercícios e estudos do dia a dia.

Nesta aula de violão online passo a passo, vamos indicar uma sequência que achamos interessante para todos os alunos que estão iniciando os seus estudos violonísticos,e com certeza terão ótimos resultados seguindo as dicas.

Posição correta do violão para estudar

A primeira coisa que uma pessoa deve aprender ao iniciar-se nos estudos deste instrumento musical,é aprender de maneira correta segurar o violão para que consiga executar os exercícios com facilidade.

Uma má postura irá ter consequências futuras ruins e dificultar a habilidade do estudante em fazer os exercícios corretamente,também outra coisa problemática serão os vícios adquiridos que para corrigi-los é bastante complicado e em alguns casos o aluno chega até mesmo desistir dos seus estudos de violão.

Jamais estude qualquer tipo de instrumento musical usando uma posição incorreta, sempre procure observar se quando estiver executando os exercícios e estudos o instrumento esteja na posição correta e também o posicionamento das mãos direita e esquerda.

Acesse aqui para saber como utilizar a posição correta do violão.

Nome das cordas do violão

Agora neste passo de nossa aula de violão passo a passo, Vamos aprender o nome das cordas do instrumento contando de baixo para cima, quer dizer da corda mais fina para corda mais grossa e vice-versa.

É comum pessoas começarem a estudar o violão e até um certo tempo de estudos ainda não saber direito o nome de todas as cordas, começando da primeira para sexta e da sexta para primeira, isso parece coisa boba, mas é de suma importância que depois de aprender o posicionamento do violão, imediatamente aprenda também o nome de cada corda para facilitar nos estudos do dia a dia.

Para saber o nome das cordas do violão acesse aqui

Afinando o violão

Agora será a parte de afinação do violão.Nunca faça qualquer tipo de estudos ou exercícios em seu violão se o mesmo estiver desafinado,caso o estudante pratique exercícios ou mesmo as músicas com o seu instrumento desafinado irá ter problemas na educação do ouvido musical e isso irá atrapalhar em muito a vida musical do futuro músico.

A primeira coisa que qualquer músico tem que ter é o seu ouvido educando musicalmente.Existem músicos que tem o ouvido absoluto que é aquela pessoa que escuta um som e de imediatamente sabe que nota está sendo tocada, e aquele músico que tem ouvido relativo que as vezes não consegue identificar de imediato a nota mas ouvindo uma ou duas vezes já é o suficiente para saber qual a nota está sendo executada.

Para afinar o seu violão corretamente,baixe o aplicativo GUITARTUNA na lojinha de aplicativos do seu celular,ou pesquise na internet para baixar no seu computador.

Dedilhados para violão

Nesta etapa o iniciante deverá primeiro aprender a fazer os dedilhados mão direita em seu violão para somente depois começar a montar os acordes na mão esquerda.

Muita das vezes as pessoas acham que a dificuldade maior de um violonista está na mão esquerda e não é verdade,porque se a mão direita não estiver totalmente dominando os dedilhados e os ritmos podemos montar qualquer acorde na mão esquerda que não irá acontecer nada, então é de fundamental importância que primeiro aprendamos os dedilhados na mão direita.

A partir do momento em que o estudante já domine pelo menos um dedilhado na mão direita, este é o exato momento para começar a estudar a mão esquerda trabalhando os acordes e as escalas.

Para ter acesso e aprender fazer os dedilhados na mão direita clique aqui

Como tocar escalas no violão

Agora que já aprendemos a fazer os dedilhados chegou o momento de começarmos a estudar as escalas musicais.

As escalas são excelentes exercícios para desenvolvimento da técnica da mão esquerda, e também onde analisamos todos os intervalos  para a montagem dos acordes e das próprias escalas.

Tudo que fazemos em música estar pautado em intervalos, principalmente para os músicos improvisadores que utilizam praticamente todas as escalas como as escalas pentatônicas e penta blues, mas sempre como base eles usam os intervalos para construir as suas frases musicais.

Acesse aqui para saber como montar as escalas musicais.

Como tocar acordes no violão

Também vamos dar dica nesta aula de violão online passo a passo de como montar os acordes no violão.A verdade é que montar acordes simples no violão, quer dizer, sem pestana não é coisa muito difícil mas o problema maior para quem estar iniciando é montar a famosa pestana.

Todas as pessoas que estão iniciando nos estudos do violão,reclamam bastante quando chega o momento de montar a pestana, mas isto tem uma justificativa,é que os iniciantes nos estudos violonísticos fazem força exagerada para apertar o dedo UM que é realmente o dedo da pestana,fazendo com que aconteça as dores na mão.

Para montar um acorde com pestana no violão, basta que posicione os dedos de maneira correta, e aperte as cordas somente o suficiente para emitir o som e nada além disso, para que o estudante se sinta mais confortável trabalhando esta posição de acorde no instrumento musical.

Saiba como montar os acordes e a pestana acessando aqui.

Como fazer arranjos musicais no violão

Uma das coisas que todos os alunos que estão iniciando nos estudos do violão desejam fazer de maneira correta são os seus próprios arranjos musicais, que muitas pessoas chamam de acompanhamento.

Para fazer um bom arranjo musical não é coisa tão simples quanto parece, mas se o estudante desde o início trabalhar para educar o seu ouvido musical, as coisas ficaram muito mais fáceis na hora de fazer harmonizações musicais.

Existem instrumentistas que utilizam muito o baixo para montar o acorde, e outros que utilizam da melodia para montar os acordes e também músicos que preferem harmonizar uma melodia trabalhando todo o bloco de acorde de uma vez.

Para saber como fazer os seus arranjos musicais acesse aqui

Como educar o ouvido musicalmente

Cada orientador tem a sua própria técnica para que o seu aluno eduque ouvido musical, mas existe uma regrinha básica que se não for seguida, qualquer exercício que o aluno fizer não vai ter bons resultados.

A regrinha é, repetir o mesmo exercício muitas vezes e isso parece que muitos alunos não gostam de fazer, mas o segredo para educar o ouvido musical é a repetição.

Vamos dar um pequeno exemplo aqui: quando alguém grava uma música inédita que você não conhece, e essa música se torna sucesso, todas as rádios estarão tocando essa canção por ser sucesso, e em qualquer lugar onde a pessoa vá, estará escutando esta melodia e neste caso mesmo se a pessoa gostar ou não, ele irá aprender, porque estar havendo uma repetição, quer dizer, a pessoa estar sempre ouvindo a mesma coisa.

Então estar justificado o porque que devemos repetir várias e várias vezes a mesma nota musical para que educamos o nosso ouvido,e no momento em que estivermos fazendo uma harmonização de uma melodia, as coisas ficaram muito mais fáceis.

Para saber como educar o ouvido musical,acesse aqui

Técnica vocal x técnica instrumental,acesse aqui

Como gravar voz e violão de maneira fácil,clique aqui para acessar

Atenciosamente,
José Conceição

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *