Com que idade uma criança pode começar estudar violão

Na aula de hoje vou  falar sobre estudos de violão para criança,e também vou dar a minha opinião a respeito da idade para começar os estudos e dica de repertório para tocar em seu instrumento musical.

Em muitos casos os pais têm dúvidas sobre qual a melhor idade para seus filhos começarem os estudos de violão ou em qualquer outro instrumento musical.Alguns pais decidem colocar os seus filhos para estudar bem cedo e outros já entendem que para começar a estudar o violão  deverá esperar um pouco mais.

Veja agora todas as dicas abaixo sobre qual o melhor momento para o seu filho começar os estudos de violão ou de qualquer outro instrumento musical.

Primeira dica.

Para que se tenha um bom rendimento e a criança se manter motivada,além da didática empregada para o ensino-aprendizado,é de suma importância que esta criança esteja alfabetizada para que consiga entender o conteúdo dado para a sua idade.

Segunda dica.

Uma idade que eu acho bastante interessante para uma criança começar os seus estudos violonísticos são por volta dos Sete Anos de idade ou mais.Isso não é uma regra geral,pois já dei aulas para criança com Cinco Anos de idade e que se saiu muito bem.

Os Sete Anos para começar é apenas uma dica,mas o interessante mesmo é se a criança já esteja alfabetizada.

Terceira dica.

Método de estudo para as crianças nesta faixa etária mencionada acima.Existem alguns métodos de ensino para a criança aprender tocar violão, mas o importante mesmo nesta idade não é o método empregado em si mas a metodologia que será utilizada para cada aluno.

Aconselho todos os pais que irão colocar os seus filhos para estudar violão, que procure um orientador experiente e que já trabalha com criança há muitos anos porque este Professor saberá exatamente o que pode e o que não pode em termos de exercícios musicais passar para a criança estudar.

Todos nós professores sabemos que uma criança é praticamente um papel em branco e tudo que você fala elas aprendem daquela maneira e neste caso todo cuidado é pouco em termos de didática.

O cuidado que me refiro é logo no início não permitir que a criança aprenda a praticar exercícios de maneira errada, e também o posicionamento das mãos direita e esquerda e o posicionamento do violão terá que estar correto, para que no futuro não tenha problemas para fazer essas correções que não será muito fácil caso tenha aprendido erroneamente.

Quarta dica.

 

Nesta quarta dica vou falar a respeito do tamanho do violão para a criança que estar iniciando os seus estudos neste instrumento.Existem no mercado violões para criança, mas preciso fazer uma ressalva a esse respeito, nem toda criança de 7 anos ou 8 anos por exemplo terá que estudar em um violão pequeno pois existem criança de 7 e 8 anos que são crianças grandes e podem perfeitamente estudar em um violão normal de adulto.

Será de suma importante que antes que os pais comprarem violões por conta própria para os seus filhos estudarem este instrumento, procure primeiro um professor e peça orientações a ele de qual o violão que deverá adquirir para os seus filhos começarem os estudos.

Uma coisa eu já vou adiantar aqui em relação ao violão. Eu  particularmente sempre indico para os meus alunos estudarem o seu violão com cordas de nylon pois as cordas de aço são mais pesadas e acabam machucando  os dedos destas crianças que estão começando e isso pode desmotivar-las a continuarem os seus estudos.

Quinta dica.

Nesta quinta dica,será a respeito do repertório para as crianças que estão iniciando nos estudos do violão. Eu sempre procuro montar o repertório com o meus alunos através de músicas folclóricas bem conhecidas, porque desta maneira eu consigo manter sempre incentivados a estudarem o seu violão todos os dias e tenho obtido bastante sucesso.

Outra coisa que é de suma importância é o orientador praticar com as suas crianças é fazer arranjos musicais de músicas bem fáceis, como por exemplo uma Ciranda Cirandinha, e dividindo as vozes para vários violões e montar um grupo para tocar essa música e também outras.

Uma das coisas que funciona muito bem para o aprendizado de crianças é sempre montar conjuntos musicais com eles e com isso as próprias crianças incentivam ser uma as outras facilitando o trabalho do professor, e ao mesmo tempo tendo sucesso no trabalho didático com as mesmas.

Esta foi a nossa aula de hoje a respeito de como trabalhar com criança.Espero que tenham gostado das dicas.

Se você gostou das informações compartilhe com seus amigos e também nas redes sociais.

Atenciosamente, Professor José Conceição

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *