Como cuidar do violão de maneira correta

Hoje vou dar algumas dicas de como cuidar do seu violão de maneira correta,e isso é o que eu faço todos os dias com o meu instrumento e nunca tive nenhum problema com o mesmo.

Há muitos anos atrás quando eu estava começando nos estudos do violão clássico,porque antes eu tocava somente violão popular,o meu professor de violão clássico sempre dizia para mim,olha quando você terminar de fazer os exercícios afrouxe as cordas do seu violão para não ter problemas com o instrumento.

Bom o que eu posso dizer com essas informações dada pelo meu professor, foi que em pouco tempo o meu violão estava com braço empenado e eu não sabia o porquê, e depois de algum tempo pesquisando e obtendo informações percebi que o problema aconteceu por não deixar o instrumento afinado todo tempo.

Dicas de como cuidar do violão

Então vamos a primeira dica, nunca afrouxe as cordas do seu violão depois de terminar com os exercícios,mantenha o seu instrumento musical sempre afinado.

Segunda dica,não guarde o seu violão no estojo ou capa e sim dentro do seu guarda-roupas para manter a temperatura ideal do instrumento.Parece loucura não é mesmo,mas isto que estou falando foi fundamental na conservação do meu instrumento.

Terceira dica, use o estojo ou a capa apenas para transportar o seu instrumento,caso seja para um local que não seja a sua própria residência.Em casa o instrumento como eu disse antes,deve ser guardado dentro de um guarda-roupas para manter a temperatura ideal do mesmo.

Quarta dica, observação:dentro do guarda-roupas o violão deve ficar pendurado como se pendura uma camisa no cabide.No guarda-roupas não coloque o seu violão no chão do mesmo porque dessa maneira pode danificar o seu instrumento,o violão deve como eu disse antes ficar pendurado entre as camisas.

Quinta dica, Nunca deixe o seu violão pegar umidade ou tomar chuva e também jamais se deve deixar o instrumento exposto ao calor excessivo dessa maneira correrá sérios riscos de empenar o braço do instrumento.

Sexta dica, para limpar o violão não é necessário usar nenhum tipo de produto,apenas use uma flanela seca.Produtos podem danificar o seu instrumento,eu mesmo nunca usei nenhum tipo.Os produtos existem sim,mas será preciso a orientação de um Luthier para saber de maneira correta como usá-los e como eu disse antes,nunca usei nenhum tipo de produto apenas uma flanela seca para limpar o meu violão.

Bom pessoal,estas foram as dicas de hoje de como cuidar do instrumento e é isso que  realmente eu faço todos os dias com o meu violão e agindo assim nunca tive nenhum problema com o meu instrumento e por isso estou compartilhando com vocês.

Se vocês gostaram dessas dicas compartilhem com seus amigos e também nas redes sociais.

Caso exista alguma dúvida entre em contato através do formulário deste blog clicando aqui

Nunca deixe os seus sonhos para depois!

Atenciosamente Professor,José Conceição

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *