Como mudar os acordes no violão sem precisar parar de tocar

Na aula de hoje vou falar de uma situação que os alunos que estão iniciando reclamam bastante, que é sobre como mudar os acordes no violão sem precisar parar de tocar.

É muito comum para as pessoas que estão iniciando nos estudos do violão, parar de tocar quando tem que fazer a troca de acorde, e isso acontece devido a técnica ainda não estar totalmente dominada na mão esquerda do estudante.

Isso se torna um problema no acompanhamento de músicas, porque atrapalha o andamento e quebra o ritmo, e por isso que a técnica e o domínio da mão esquerda e tão importante para o estudante de violão.

No texto abaixo vou dar dicas de como resolver esta situação para aquelas pessoas que estão iniciando nos estudos violonísticos.

Técnica para trocar de acordes com facilidade

Uma das coisas que utilizo com o meus alunos para que eles dominem a técnica de troca de acorde com mais facilidade, é quando estiver tocando e precisar efetuar a mudança de acorde, não parar de tocar com a mão direita, mesmo se errar ou acorde, continuar tocando com a mão direita e vá montando o acorde aos poucos, mas sem parar o ritmo.

Um exemplo: o aluno estar praticando uma música com uma batida de rock, e  nesta música existe uma troca de acorde umas quatro ou cinco vezes, só que o estudante ainda não dominou totalmente cada acorde, neste caso a pessoa não deva parar de tocar o ritmo de rock com a mão direita, e vá montando os acordes com a mão esquerda aos poucos sem parar o movimento de mão direita.

A posição mais complicada para quem estar iniciando os estudos violonísticos, é sem dúvida a pestana,neste caso ao montar a pestana a mão direita deverá ficar tocando sem fazer nenhuma parada enquanto o estudante vá montando a mesma.

Existe uma técnica para facilitar a montagem da pestana na mão esquerda, que é ir montando a pestana de duas em duas cordas com o dedo UM da mão esquerda.

Primeiro o estudante deverá com a ponta do dedo da mão esquerda, apertar as duas primeiras cordas do violão e tocar um pouco, depois apertar as quatro primeiras cordas do violão e tocar mais um pouco, e por final apertar as seis cordas e tocar algum tempo.

Este exercício acima deverá ser repetido várias vezes, e o aluno também deverá praticar somente usando o dedo UM da mão esquerda, porque os dedos dois, três, e quatro não faz parte da pestana, a pestana no violão refere-se somente ao dedo UM.

Como dominar o ritmo na mão direita

Agora vou dar uma dica de como a pessoa que estar iniciando, deverá dominar totalmente o ritmo no violão tocando com a mão direita.

Este exemplo que vou dar serve para aqueles estudantes que gostam de fazer batida no violão, e também para aqueles que preferem executar os dedilhados ao invés da batida.

Você já percebeu quando aprende a fazer um ritmo seja ele dedilhado ou batida, e quando vai tocar e cantar uma música na maioria dos casos tem problema na coordenação, para tocar e cantar ao mesmo tempo?

Em relação a esta pergunta acima, isso é uma coisa muito comum e acontece com frequência para os estudantes que estão iniciando os seus estudos no violão, e então como resolver esta situação?

A técnica consiste em, usar somente a mão direita sem montar nenhum acorde. Comece tocando o ritmo, e ao mesmo tempo cante a música de sua preferência mas sem montar nenhum acorde, neste caso a pessoa pode perguntar. Se eu não estou montando nenhum acorde, como que eu posso tocar a música corretamente?

Respondendo a pergunta acima, o objetivo não é montar os acordes da música em questão, e sim fazer a sincronização do canto com o toque da mão direita e somente depois começar a montar os acordes que pertencem a música em questão.

Faça bastante batidas diferentes e também dedilhados e cante qualquer música sem usar a mão esquerda neste momento, repita esse exercícios várias e várias vezes até o seu completo domingo, e logo irá perceber que tocar e cantar e fazer a mudança de acordes na mão esquerda, ficará muito mais fácil devido já ter dominado totalmente a mão direita junto com o canto.

Estes exercícios acima que dei as dicas, é para que o iniciante domínio totalmente a coordenação motora e a sincronização entre mão direita e mão esquerda.Para ser um bom violonista primeiramente a pessoa terá que dominar totalmente a sua mão direita para depois começar a trabalhar a mão esquerda.

Exercícios somente para a mão esquerda

Agora vou dar uma dica somente para o domínio da mão esquerda.Escolha dois acordes e faça o seguinte.Monte o primeiro acorde e conte um, dois,três, quatro  e mude de acorde e continue contando um, dois,três,quatro e volte para o primeiro acorde contando um,dois,três,quatro, e assim sucessivamente várias e várias vezes.

Depois de contar um,dois,três,quatro, diminua para a contagem de três, depois diminua para contagem de dois, e agora poderá contar apenas UM e fazer a troca de acordes que ficaria assim.Conta um  e toca, e o número dois  já será para o segundo acorde.

No início poderá encontrar um pouquinho de dificuldade, mas ao passar do tempo ficará uma coisa natural e a pessoa que está iniciando conseguirá ter o total domínio da mudança de qualquer acorde que desejar fazer no violão.

Exercícios somente para a mão direita

Para dominar os ritmos na mão direita, recomendo estudar um dedilhado e uma batida inicialmente, para depois ir trabalhando outros dedilhado e outras batidas no violão.

Existem várias formas de dedilhados e falo de várias delas aqui no blog, é só a pessoa dar uma navegada na lateral em categorias e conseguir achar estes modelos de dedilhados para aprender a tocar corretamente.

Aconselho começar com um dedilhado de quatro notas e também começar com uma batida simples, como por exemplo um ritmo de marcha que é bem mais fácil de executar no violão.

Seguindo as dicas dadas acima em todo o texto, o estudante iniciante no violão com certeza terá sucesso em seus estudos em pouco tempo, bastando para isso que estude apenas alguns minutos todos os dias.

Curso de canto para iniciantes e avançados.Acesse a imagem abaixo.

Resultado de imagem para botão saiba mais

Estas foram as dicas de hoje e logo teremos mais dicas aqui no blog

Se você gostou dessas dicas, divulgue para os seus amigos e também nas redes sociais

Professor, José Conceição

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como fazer para trocar de acordes sem precisar parar de tocar a mão direita
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *