Como não desistir de aprender tocar violão

Hoje vamos falar de um assunto muito importante sobre a desistência dos estudos musicais e como não desistir de aprender tocar violão.

Muitas pessoas tem o sonho de aprender tocar um instrumento musical e um desses instrumentos musicais é o violão.

No início dos estudos violonísticos, sempre existe muita animação e o estudante se dedica bastante praticando todos os exercícios dados pelo seu professor.

Uma coisa bastante interessante para as pessoas que estão iniciando os seus estudos violonísticos,é quando começam a tocar a sua primeira música neste instrumento musical.

Outra coisa bastante interessante e que deixa sempre o iniciante no violão muito animado é quando o mesmo consegue dominar a pestana no instrumento.

Na verdade,muitas pessoas desistem até mesmo de começar a estudar o violão por causa da pestana que acham muito difícil de fazer corretamente.

Aqui no blog tem uma aula específica de como montar a pestana com mais facilidade,basta que você Acesse aqui

 Porque muitas pessoas desistem de aprender tocar violão?

Bom,em se tratando de música, não existe quem não queira aprender tocar um instrumento musical,mas acontece que para aprender tocar, no caso o violão ou qualquer outro instrumento,exige disciplina e também estudo diário.

O problema em muitos dos casos e porque muitas pessoas desistem de aprender tocar violão, tem muito haver com resultados positivos e quando esses resultados não acontecem a pessoa acaba desanimando.

Porque muitas das vezes os resultados positivos não acontecem no aprendizado de um instrumento musical? Existem vários fatores para justificar a desistência.O principal deles é realmente o treinamento diário, onde a maioria dos iniciantes não tem tempo suficiente ou mesmo não querem executar a prática diária dos exercícios propostos pelo orientador.

Também existe o fator didática.O mesmo exercício não serve para todo mundo, e isso às vezes acaba desestimulando o aluno a praticar os estudos diariamente.

Para resolver esta situação caso a pessoa esteja desanimando em continuar com os estudos violonísticos, o melhor caminho a ser tomado é conversar com o seu professor e expor a situação para que ele Indique uma solução para o problema.

Outra coisa que contribui também para a desistência nos estudos em qualquer instrumento musical, é a expectativa de tocar muito rapidamente, e quando isso não acontece o iniciante acaba se frustrando.

A dica é, para começar os estudos musicais em qualquer instrumento, a pessoa deve conversar com o seu orientador e expor a situação, para que o professor possa fazer uma análise preliminar e indicar para o aluno o melhor caminho para que o mesmo tenha sucesso nos estudos musicais e não desista.

Dando aqui uma resumida rápida.Para aprender tocar um instrumento não tem jeito mesmo, estudando pouco ou muito a prática deverá ser diária e a pessoa deverá deixar a ansiedade de lado para que as coisas aconteçam da melhor maneira possível.

Qual o melhor método para aprender tocar violão?

Bom,o método para aprender tocar violão existem vários, e cada um fala uma coisa, mas sempre a intenção é a mesma, fazer com que a pessoa consiga tocar o seu violão corretamente.

Muitos professores usam o métodos de ensino e também muitos professores usam metodologias  para que o seu aluno aprenda tocar o seu violão.

Qual é a diferença entre método e metodologia? No  método, o professor usa basicamente o que ele tem em mãos escrito para passar para o seu aluno, já na metodologia o orientador nem sempre usa o que tá escrito em cadernos, e sim  trabalha para resolver a dificuldades específicas de cada aluno, quer dizer ele não indica o mesmo estudo para todos os alunos.

Quem estar certo e quem está errado? A verdade  é que, ninguém estar errado, pois cada professor tem a sua maneira de trabalhar, e o importante no final são os resultados positivos para cada aluno, não importando se estudou através de método ou metodologia.

Quanto tempo devo estudar diariamente o meu violão?

Esta é uma pergunta recorrente dos alunos que estão iniciando nos estudos deste instrumento musical.O que acontece, é que existem pessoas que estudam mais e pessoas que estudam menos tempo diariamente, e isso depende muito dos objetivos de cada aluno.

A quantidade de tempo a ser estudado diariamente não importa muito,o que é mais importante para o desenvolvimento técnico e musical de uma pessoa,será a prática diária seja estudando uma hora,duas horas,ou trinta minutos.

O estudante não deve se apegar a quantidade de tempo diário de estudo, e sim estudar todos os dias o máximo que puder,porque desta maneira irá ter ótimos resultados em um espaço curto de tempo.

Quais as melhores musicas para o iniciante montar o seu repertório musical?

Esta também é uma situação em que o iniciante deva  ser bem orientado logo no início dos seus estudos musicais, porque enquanto a pessoa não estiver dominando, tecnicamente e musicalmente o seu instrumento musical, não adianta querer pegar músicas muito difíceis para executar.

As melhores músicas para montar o primeiro repertório musical,deva ser as músicas que a pessoa que estar estudando o seu violão,tenha bastante conhecimento e com isso facilitará em muito a montagem de um bom repertório inicial.

É de suma importância que as primeiras músicas a serem estudadas, tenham em sua composição poucos acordes para facilitar a execução instrumental,porque  a maior dificuldade de uma pessoa que está iniciando os seus estudos violonísticos são a mudança de acorde sem  perder o ritmo, ou melhor sair fora do ritmo.

Existem muitas músicas que utilizam apenas dois  e três acordes, e estas composições são excelentes para o desenvolvimento musical do iniciante,porque com pouco esforços a pessoa conseguirá fazer a mudança de acordes com mais facilidade.

As músicas folclóricas são excelentes para  começar a montar um repertório musical, devido estas composições conter poucos acordes e também são melodias muito conhecidas facilitando para o aluno.

Esta foi a nossa aula de hoje, se você gostou  indique para os seus amigos e também compartilhe nas redes sociais.

Curso de canto online.Saiba mais aqui

Como aprender ler partituras facilmente.Acesse aqui

Como fazer belas harmonias de maneira mais fácil.Saiba como aqui

Atenciosamente,
Professor,José Conceição

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *