Como tirar músicas de ouvido no violão

Nesta aula de hoje vamos falar a respeito de como tirar músicas de ouvido no violão.Não adianta a pessoa aprender todas as técnicas violonísticas e não educar o seu ouvido musicalmente.

Em muitos casos o estudante aprende a tocar todas as escalas, ligados, dedilhados e montar também todos os acordes no violão entre outras técnicas aprendidas, mas no momento de tirar uma música de ouvido não consegue de jeito nenhum.

Por que que isso acontece? Porque o aluno sabe todas as técnicas e não consegue tirar músicas de ouvido? A verdade é que, esta pessoa ao iniciar os seus estudos violonísticos, se preocupou apenas em aprender técnicas e não trabalhou a educação do seu ouvido musical corretamente.

Para qualquer músico instrumentista,a parte mais importante do seu aprendizado musical não são os dedilhados e escalas e outros estudos técnicos, e sim a educação do seu ouvido musicalmente, porque é através dele que conseguimos fazer a nossas boas interpretações musicais,e  sem um ouvido educado musicalmente, o estudante consegue apenas ficar copiando coisas já prontas.

Todo iniciante ao começar os seus estudos violonísticos, deverá sempre em primeiro lugar, trabalhar a percepção musical que é uma das coisas mais importantes  no aprendizado musical e instrumental.Existem exercícios apropriados para trabalhar a percepção musical E educar ouvido com facilidade.

A melhor técnica para educar o ouvido musicalmente, é através dos intervalos musicais, porque através dos intervalos é que conseguimos fazer tudo em música,como por exemplo: harmonizar uma melodia, fazer improvisações musicais, fazer composições musicais  e muito mais.

Também existe um outro detalhe muito importante ao trabalhar a percepção musical.A pessoa que está iniciando nos estudos do violão, terá também que ter cuidado para não educar o seu ouvido erroneamente, porque é muito comum os iniciantes confundirem principalmente acorde maiores com acordes menores e acordes menores com acordes maiores,e por isso é de suma importância que tenha uma boa orientação neste sentido.

Como tirar musica de ouvido passo a passo

Agora vamos dar dicas de como tirar música de ouvido passo a passo. Partindo do princípio que o estudante de violão já está com seu ouvido educado musicalmente, iremos aprender como tirar música de ouvido e até com uma certa facilidade.

Existem três coisas básicas em uma música para ser trabalhada, que são, melodia ritmo e harmonia.Primeiro vamos entender como tirar de ouvido a melodia de uma música que podemos chamar de solo.

Existem as melodias tonais e as melodias atonais, as melodias tonais são aquelas que estão compostas dentro da própria escala musical e as melodias atonais são aquelas que utilizam também notas de outra escala sem ser a principal, quer dizer não tem um tom definido.

Para tirar a melodia de uma música tocando no violão,primeiro a pessoa deve ouvir esta música várias e várias vezes até conseguir cantar a melodia por inteiro.Agora o estudante deverá descobrir qual a escala musical que esta melodia está composta. Neste momento que a pessoa já sabe cantar a melodia da música e também já descobriu a escala,então chegou o momento de começar a procurar as notas no violão e isso é um trabalho que chamamos de pescaria, onde a pessoa fica procurando cada nota da melodia até encontrar todas elas.

A partir do momento em que a pessoa já conseguiu achar todas as notas da melodia, chegou o momento de também aprender o ritmo desta música.Para aprender o ritmo segue o mesmo processo de encontrar as notas musicais,que é ouvir várias vezes a música e conseguir identificar o ritmo.Em uma composição existem dois instrumentos básicos que podemos nos guiar para aprender o ritmo, que são o contrabaixo e a bateria.A pessoa deverá cantar também o ritmo da música e também bater palmas para entender qual a linguagem musical que está sendo executada.

Vamos agora entender como encontrar os acordes de uma música.Também segue o mesmo processo de encontrar a melodia e o ritmo, mas para encontrar os acordes não é uma tarefa tão simples assim.Existem violonistas que faz as suas harmonizações através do baixo, quer dizer,esta pessoa encontra por exemplo a nota DO  na quinta corda do violão e monta o acorde de DO maior ou DO menor,outros instrumentistas já preferem encontrar a nota melódica como por exemplo a nota MI  e em cima desta nota descobrir qual é o melhor acorde para harmonizá-la, também existe outra maneira que é encontrar o acorde inteiro que chamamos de bloco.

Como tirar musica de ouvido e harmonizar

Já falamos de como tirar as melodias de ouvido e também a parte da harmonização. Agora  vamos dar uma resumida de como tirar uma música de ouvido e  harmonizá-la.Já sabemos como fazer,mas ficou faltando a parte das sequências harmônicas para também educar ouvido musicalmente.

Não basta treinar somente a melodia e o ritmo, é de suma importância que o estudante treine  bastante várias sequências harmónicas,principalmente dentro da tonalidade para educar o ouvido musicalmente,também com as harmonias e não somente com a melodia e o ritmo.

Aconselhamos sempre que o estudante treine primeiro  os acordes de primeiro quarto e quinto graus da escala maior e menor devido esses acordes, ter uma importância um pouco maior dentro da escala musical, mas isso não quer dizer que os outros acordes das escalas não tem importância, eles têm muita importância sim dentro da escala, mas como muitas músicas são compostas através do primeiro quarto e quinto graus é de suma importância que a pessoa eduque primeiro o seu ouvido com estes acordes e depois vá educando também com os outros acordes da escala.

Vamos abaixo dar algumas sequências utilizando a escala de dó maior e lá menor.

Sequência em dó maior:

C // G7 // C

C // G7 // C // F // C // G7 // C

C // Dm // G7 // C

C // Am // Dm // G7 // C

C // F // Dm // G7 // C

O aluno deverá criar outras sequências para treinar além destas.

Sequência em lá menor

Am // E7 // Am

Am // Dm // Am // E7 // Am

Am // G7 // C // F // E7 // Am

Am // C // F // E7 // Am

Am // F // E7 // Am

O aluno deverá também criar outra sequência para treinar no violão.

Entendido todo este processo de como tirar música de ouvido no violão, agora basta que a pessoa que está iniciando, pratique bastante as dicas dadas acima e comece a tirar melodias e fazer as suas próprias harmonizações musicais utilizando o violão.

Gostaria de fazer uma observação: o meu amigo e violonista e Professor Fábio, também utiliza todas estas dicas dadas acima com os seus alunos e os resultados são ótimos.

Se você gostou desta aula indique para os seus amigos e também divulgue nas redes sociais.

Atenciosamente, Professor José Conceição

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como tirar músicas de ouvido no violão e conseguir fazer boas harmonizações musicias
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *