COMO TOCAR RITMOS NO VIOLÃO

Olá,sou o professor de violão José Conceição e hoje vamos valar um pouco de como tocar ritmos neste instrumento musical.Vamos estudar alguns ritmos mais simples e na medida do possível iremos adicionando ritmos mais avançados.Também vou gravar os ritmos no meu celular e transformar os mesmos em podcast para além da escrita você também escutar os mesmo e tocar junto comigo.Não sei se o áudio vai ficar legal,mas vamos tentar.A intenção é realmente poder ajudar as pessoas que estão iniciando nos estudos do violão.

RITMOS DE MARCHA

Este ritmo pode ser usado como um dedilhado simples e também músicas em ritmos de marcha.Observação: vamos sempre usar apenas dois acordes para treinar os ritmos: C // G7 // a gravação foi feita em um CELULAR e o som não ficou muito bom mais dar para entender.Peço desculpas e vamos aprender tocar os ritmos abaixo.

Este ritmo se encaixa em uma infinidade de músicas,como por exemplo a Banda de Chico Buarque ou até mesmo a Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira,que é um Baião,mas como estudos podemos aplicar o ritmo de Marcha,somente para estudos.

Neste ritmo abaixo vamos tocar em forma de dedilhado,onde o dedo polegar toca a sexta corda,o indicador toca a terceira corda,o médio toca a segunda corda,o dedo anular toca a primeira corda.A contagem ficará assim 1 e 2 e – repita várias vezes.Pode alternar o baixo nas cordas 5ª e 4ª e os dedos I – M – A – continua dedilhando as três primeiras cordas do violão.

Clique no Play do podcast abaixo para ouvir o ritmo. Caso o Som estiver baixo,aumente o volume do seu computador.

RITMO DE VALSA

Este ritmos você toca com o polegar na sexta corda e os dedos IMA – tocam as três primeiras cordas do violão.Sempre contando 123 – sem interrupção para que o ritmo apareça.Eu disse que o polegar toca a sexta corda,mas isso depende do acorde que estivar montado.Se for o Do Maior = C neste caso o P tocará a quinta corda.Neste ritmo os dedos IMA – tocaram de uma só vez.

Clique no Play do podcast para ouvir o ritmo de valsa.

RITMO DE BOSSA NOVA

Neste ritmos abaixo de Bossa Nova toque as primeiras quatros notas ao mesmo tempo,depois as três primeiras,depois o Baixo e depois as três primeiras.A contagem fica assim 1,e.2,eeeee o ultimo E será prolongados. Obs: para este ritmo eu usei o acorde de Do Maior,mas bossa nova geralmente usamos acordes dissonantes.

Clique no play abaixo para ouvir o podcast desse ritmo Bossa nova.

RITMO DE DEDILHADO NO VIOLÃO

Este ritmo abaixo é sem dúvida um dos mais usados para tocar canções.O dedo Polegar toca a sexta corda,o dedo I toca a terceira corda,os dedos M e A tocam ao mesmo tempo a segunda e a primeira e volta com o dedo I tocando a terceira corda.Uma excelente sequência harmônica para tocar este ritmo: C // G/b // Am // F // G7 // C // Crie outras sequências harmônicas com este ritmo de dedilhado.

Clique no play abaixo para ouvir o ritmo.

Bom,por enquanto vamos estudar estes quatros ritmos acima e logo irei adicionar ritmos mais avançados para tocar no violão.Somente gostaria de pedir desculpas caso o ÁUDIO NÃO FIQUE MUITO BOM porque estou gravando como eu disse antes usando o celular para gravar estes ritmos.Mas ficarei feliz se você conseguir entender.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato através do formulários deste blog clicando aqui

Nunca desista dos seus sonhos!

Atenciosamente,

Professor: José Conceição

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *