Devo ou não estudar teoria musical?

Este artigo será um pouco diferente dos já escritos aqui no blog.Hoje irei responder a várias perguntas sobre este assunto,se devo estudar ou não teoria musical.Para algumas pessoas a teoria não tem muita importância e para outras pessoas a teoria é de suma importância.

Conceitos básicos da teoria musical

Quando uma pessoa se matricula em uma escola de música seja ela particular ou não,a teoria é uma matéria praticamente obrigatória e se o aluno não desejar estudar a mesma terá que contratar um professor particular para ter as suas aulas somente de instrumento.

A importância da teoria musical estar na aquisição do conhecimento teórico de como se faz as coisas em música e esse conhecimento é de fundamental importância para o crescimento musical do aluno.

Nos estudos de teoria musical o estudante aprende,ler partituras,divisão dos ritmos,notações musicais e tudo que envolve na construção de uma melodia e também na harmonia e muito mais.Todo esse conhecimento é de fundamental importância para o músico.

Existem ótimos músicos e que nunca estudaram teoria musical?

Concordo plenamente com esta pergunta,porque conheço também vários músicos que nunca estudaram a teoria musical.Na verdade a teoria é uma opção e não uma obrigação,o que a teoria irá agregar é mais conhecimento para o estudante em música.

Todo o conhecimento de teoria musical é sempre muito bem vindo para quem estar estudando um instrumento,mas se a pessoa não desejar estudar a teoria,neste caso ela pode sim estudar apenas o seu instrumento musical.

Geralmente instrumentistas que não sabem teoria musical,estas pessoas tocam de ouvido ou tocam músicas que decoraram e é por isso que sempre falo em meus artigos aqui no blog sobre a educação do ouvido musical,mesmo porque sabendo ou a parte teórica é de suma importância que o ouvido esteja educado musicalmente.

Devo aprender primeiro a teoria para depois aprender o instrumento?

Se a pessoa tem interesse em ter mais conhecimentos além do instrumento,o mesmo(a) deverá estudar simultaneamente os dois,teoria e instrumento.Não faz muito sentido para quem quer tocar o seu instrumento musical,ficar estudando apenas a teria.

Estudando as duas coisas ao mesmo tempo, o aluno deverá sempre priorizar o instrumento,praticando vinte por cento do seu tempo de estudo na teoria e oitenta por cento na prática.Tenho utilizado essa técnica com os meus alunos e tem dado muito certo e por isso estou recomendando.

Respondendo a pergunta inicial se devo ou não estudar teoria musical.

Clique no Play abaixo para ouvir a gravação.

Na minha opinião é importante sim estudar a teoria,mas isso depende de cada pessoa.Se o curso de teoria for voltado mais para a prática,então eu recomendo totalmente que o estudante pratique também a teoria.Vou recomendar um curso que acho muito interessante para aprender teoria musical de um jeito prático e objetivo. Saiba mais detalhes clicando aqui

Logo teremos mais conteúdo aqui no blog.

Se você gostou deste artigo,divulgue para os seus amigos e também nas redes sociais.

Nunca deixe os seus sonhos para depois!

Atenciosamente,

Professor: José Conceição

Caso haja alguma dúvida,entre em contato através do formulário deste blog neste endereço.

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *