Dicas de como evoluir nos estudos do violão

Hoje vamos dar dicas de como evoluir nos estudos do violão principalmente para os iniciantes.Muitas pessoas não conseguem ter uma boa evolução nos estudos do violão devido a ansiedade de tocar o mais rápido possível.

No início dos estudos a pessoa deverá ter um pouco de paciência para dominar os exercícios de mão direita e também de mão esquerda principalmente para fazer a troca de acorde quando necessário.

Uma das coisas que faz com que o aluno desista de aprender o violão é que alguns estudos devem ser repetidos várias vezes por muito tempo,mesmo depois de ter dominado o exercício e isso fica um pouco cansativo devido ter que ficar repetindo todos os dias.

Veja,um bom improvisador tem que estudar escalas todos os dias mesmo porque as improvisações baseia-se em cima de escalas maiores e menores e também as escalas penta-tônicas e escalas penta-blues entre outras.

Para ter o domínio total da mão direita,será preciso dominar vários dedilhados em formato diferentes e depois que o estudante ter o total domínio da mão direita,deverá escolher pelo menos uns três dedilhados para treinar todos os dias.

Quanto tempo devo estudar por dia para ser um bom violonista?

A verdade não é o tempo de estudo diário que vai influenciar no desenvolvimento técnico e musical do aluno e sim como a pessoa faz os seus estudos.Devemos entender que praticar é uma coisa e estudar é outra coisa completamente diferente.

Se uma pessoa pega um exercício e fica tocando para cima e para baixo aleatoriamente sem um objetivo,não vai adiantar nada mesmo que estude dez horas por dia.Mas se esta mesma pessoa pegue o exercício e estude focado observando e entendendo o que está fazendo, neste caso poderá estudar apenas alguns minutos diários que será o suficiente para ter um bom desenvolvimento técnico e musical.

Dicas para quem está começando do zero e conseguir evoluir rapidamente nos estudos do violão.

Primeiro passo, conhecer o instrumento, com nome as casas do violão verificar se o braço não está empenado e o seu instrumento está afinando corretamente.

Segundo passo, aprender fazer dedilhados simples com a mão direita e somente depois passar a fazer exercícios com a mão esquerda.

Terceiro passo, os exercícios para quem está iniciando deve ser os mais simples possíveis como um dedilhado de quatro notas um ritmo de marcha e isso para a mão direita.

Quarto passo, para a mão esquerda o estudante deverá aprender a tocar apenas uma escala maior e uma escala menor abarcando apenas uma oitava e somente depois ir evoluindo no braço do instrumento.

Quinto passo, começar a estudar músicas com poucos acordes como por exemplo, podemos citar algumas, Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Para Não Dizer Que Falei das Flores de Geraldo Vandré,e também  outras músicas bem simples como Cai – Cai Balão o Cravo e a Rosa,Parabéns a Você e outras músicas neste gênero musical.

Como aprender tocar pestana no violão?

Os iniciantes do violão sempre reclamam bastante em respeito de como montar a pestana e realmente a pestana é uma das posições mais difíceis no violão para quem está iniciando neste instrumento musical.

O conselho para quem está iniciando e ainda não consegue montar a pestana é que vá estudando os acordes que não exija a pestana,mas pratique alguns minutos todos os dias a posição da mesma,mesmo que não consiga tirar nenhum som e aos poucos o estudante irá tendo o domínio da posição,e logo estará montando a pestana com facilidade mas para isso será preciso que pratique um pouco todos os dias.

Como afinar o violão corretamente?

Esta é uma dica que o iniciante nunca poderá esquecer.Jamais estude com o violão desafinado.Se a pessoa ainda não consegue afinar o seu violão peça alguém para afinar ou use um diapasão eletrônico que  pode encontrará facilmente na internet e baixar no seu celular e com isso irá facilitar para a pessoa afinar o instrumento.

A parte mais importante no aprendizado musical seja ele estudando violão ou qualquer outro instrumento musical é sem dúvida nenhuma a educação do ouvido musical e se o estudante praticar os exercícios com o instrumento desafinado,isso trará prejuízos para o seu desenvolvimento instrumental e musical.

Observação: aqui no blog temos vários exercícios e estudos e também como harmonizar músicas.Para acessar o exercício ou estudos desejados navegue na lateral do blog pela as categorias e clique para acessar o estudo que deseja aprender.

Esta foi a nossa dica de hoje e logo teremos outras aulas aqui no blog.Se você gostou dessas informações compartilhe com os seus amigos e também nas redes sociais.

Caso exista alguma dúvida entre em contato através do formulário deste blog que responderei o mais rápido possível.Clique aqui para acessar

Atenciosamente, professor José Conceição

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *