DICAS DE COMO HARMONIZAR UMA MÚSICA NO VIOLÃO

Olá,sou o professor de violão José Conceição e vou dar dicas de como harmonizar uma música no violão de maneira fácil.Todos os iniciantes e mesmo para quem já tem um certo domínio,estas dicas serão de grande valia para o aprendizado de harmonizações musicais neste instrumento.

ACORDES E SUAS INVERSÕES

Peço que leia com bastante atenção para que possamos entender da melhor maneira possível.

Vamos trabalhar o primeiro acorde. Do Maior = C

Este acorde Do Maior = C alem do seu estado fundamental,existe as suas inversões. Estado fundamental = C // primeira inversão C/E // segunda inversão C/G //. Para que serve as inversões?As inversões são de fundamental importância quando ficamos muito tempo tocando o mesmo acorde em um acompanhamento. Para não ficar uma coisa repetitiva sempre tocando o mesmo acorde,podemos contornar esta situação fazendo as inversões enquanto o acompanhamento permanece no Acorde de Do Maior. Exemplo que podemos usar. C // C/E // C/G // neste caso temos três situações que podemos usar para um mesmo acorde em uma frase musical.

Acorde de Sol7 = G7 este acorde podemos usar as inversões.Exemplo de sequência com o mesmo. G7 // G7/B // G7/D // para não ficar muito tempo somente no G7 usaremos também as suas variações.

Acorde Fa Maior = F este acorde usaremos também as suas variações. F // F/A // F/C // também não precisamos ficar o tempo todo em F porque podemos usar as variações deste acorde.

Perceba que os exemplos acima foram todos com acordes maiores.Vamos agora simular o acompanhamento de uma música,começando com o Do maior. C // C/E // F // F/A // G7 // G/B // C // esta é uma sequência interessante para aplicação.Você pode criar várias sequências usando esta mesma ideia.

Vamos agora aos acordes menores. La menor = Am // Am/C // Am/E // podemos usar estas inversões em uma harmonização.

Acorde de Re menor = Dm // Dm/F // Dm/A // outras inversões que podemos usar.

Acorde de Mi Menor = Em // Em/G // Em/B // outras inversões para usar nos arranjos.

Vamos fazer uma sequência em menor. Am // Am/C // Am/E // E7 // Am // veja que nesta sequência adicionei o Mi7 = E7 // depois em uma outra aula explico o porque do E7

Vamos fazer uma simulação de acompanhamento em La menor. Am // Am/C // Dm // Dm/A // E7 // Am // crie outras sequência você mesmo(a).

Ate agora fizemos sequências em Do Maior e La Menor. Vamos agora fazer uma simulação usando os Tons Maiores e menores. C // C/E // F // F/C // Dm // Dm/A // G7 // C // G/B // Am // Am/E // F // Dm // G7 // C // repita várias vezes. Crie outras sequências você mesmo(a) para servir como exercícios.Pratique todos os dias alguns minutos e logo terás bons resultados.

Usei exemplos apenas em Do Maior e La menor,mas estes exercícios devem ser praticados em todas as escalas.Agora você já sabe que não precisa ficar o tempo todo em um mesmo acorde.Use bastante as inversões e perceberá que os seus arranjos ficará muito mais interessantes e agradável de se ouvir.

HARMONIA E IMPROVISAÇÃO NO VIOLÃO

Procure fazer bastante improvisações para desenvolver a percepção harmônica de cada acorde.Repita várias vezes a mesma sequência todos os dias,pelos menos alguns minutos.Não existem coisa mais interessante para o desenvolvimento do iniciante no curso de violão, do que fazer muitas improvisações.

Sempre insisto nas improvisações porque sei que dar ótimos resultados,principalmente para os iniciantes do violão.Outra coisa que a improvisação musical nos proporciona é um estudo agradável e menos cansativo.

Agora pegue o seu violão e comece a improvisar usando qualquer música que você conheça.Não importa se as improvisações não saírem boas agora,mais o importante é sempre fazer ate ter o total domínio.

Logo teremos mais aulas aqui no blog.Caso tenha alguma dúvida,entre em contato através do formulário deste blog. Clique aqui

Nunca deixe os seus sonhos para depois!

Atenciosamente,

Professor: José Conceição

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *