Erros que um iniciante deve evitar ao começar estudar violão

Nesta aula de hoje vou falar a respeito de alguns erros que um iniciante deve evitar ao começar a estudar violão. muitos iniciantes às vezes decidem desistir de aprender tocar violão ou qualquer outro instrumento musical devido a estas situações que vou citar abaixo.

Gostaria que a pessoa que estiver pretendendo iniciar os seus estudos de violão, desce uma lida com bastante atenção nestas dicas sobre erros que vou citar neste texto, para que faça uma avaliação e ao começar os seus estudos violonístico não irá desistir.

Com a minha experiência de muitos anos ministrando aula de violão,estes são erros comuns de acontecer com pessoas que estão iniciando os seus estudos musicais através do violão, então resolvi citá-los aqui para que você comece os seus estudos e siga em frente até conseguir tocar as suas músicas preferidas.

Evitar sentar de maneira errada para estudar o instrumento

Parece que não tem sentido o que vou dizer agora, mas sentar errado em uma cadeira para estudar o violão, irá prejudicar enormemente o desenvolvimento no aprendizado, mesmo porque uma postura errada irá ter consequências ruins, como dores nas costas, cansaço e muito mais.

Muitos iniciantes pegam o seu violão para estudar e não querem nem saber de arranjar um local apropriado para praticar os exercícios e sentam em qualquer lugar, como por exemplo em um sofá ou mesmo na cama e por aí vai.

A melhor coisa a se fazer para executar os exercícios violonísticos, é pegar uma cadeira normal e sentar adequadamente com a coluna ereta, relaxar os ombros, observar a respiração para não ficar ofegante,e também utilizar um banquinho para colocar o pé direito ou esquerdo, dependendo da perna onde for usar o seu violão.

Não prestar atenção no que o professor estar falando

Bom, isso acontece em muitos casos mesmo.Muitos alunos na ansiedade de começar a tocar o seu instrumento, não presta atenção adequadamente no que o professor estar falando,a respeito do aprendizado e de como fazer os exercícios.

É de suma importância que na hora que o professor estar orientando em algum exercício ou estudo para o desenvolvimento técnico e musical do aluno, que o mesmo pare e de bastante atenção fazendo anotações do que estar sendo dito para não esquecer posteriormente.

Muitas das vezes o orientador tem que repetir a mesma coisa várias e várias vezes, porque o aluno não deu a devida atenção no que foi dito, e se o professor não expor novamente a situação que foi dita, ou o aluno não fez as anotações devidamente, com certeza isso trará prejuízos no aprendizado e desenvolvimento técnico do estudante.

Não decorar os nomes das cordas do violão

Quando a pessoa está iniciando os seus estudos violonísticos, uma das primeiras coisas a se fazer é decorar as cordas do violão de baixo para cima e de cima para baixo.

Por incrível que pareça, muitos estudantes começam os seus estudos e demoram um bom tempo para decorar as cordas do instrumento, sendo que a primeira coisa a ser feita é realmente decorar as cordas da aguda para a mais grave e da grave para a mais aguda.

Saber o nome das cordas é de fundamental importância para o iniciante, mesmo porque devemos localizar todas notas no braço do violão com mais rapidez.

Não decorar os nomes dos dedos da mão direita e esquerda corretamente

Outra situação que também ocorre bastante em relação ao aprendizado do violão, é que em alguns casos a pessoa que está iniciando não decora o nome de seus próprios dedos da mão direita e esquerda.

Para quem estar lendo esse texto parece até brincadeira eu está falando esta situação, mas acontece. Lógico que todo mundo sabe que na mão direita temos o Polegar, indicador, médio, anular ou anelar e o dedo mínimo, mas chamamos estes dedos de  P – I – M – A, então é de suma importância que decore desta maneira os dedos da mão direita.

Para a mão esquerda, também sabemos que temos os dedos polegar, indicador, médio, anular, e dedo mínimo, neste caso todos os dedos da mão esquerda chamaremos de dedos  1 – 2 – 3 – 4 – o polegar continua sendo polegar mesmo,não tem numeração para ele.

Também é de suma importância que o iniciante decore estas nomenclatura o mais rápido possível, para que na hora dos exercícios não precisar ficar lembrando de números ou nome de dedo para tocar as cordas do violão.

Ao invés de questionar alguns exercícios,ficar discutindo com o professor

Bom esta é uma questão um pouco complicada,mas também resolvi expor aqui no texto. Gostaria de dizer que não são a maioria dos alunos que fazem esse tipo de coisa,e sim apenas uma pequena minoria, que às vezes tem esse tipo de comportamento que não ajuda muito no seu próprio aprendizado.

Eu sempre defendi e defendo que todos os alunos devem questionar qualquer tipo de exercício com o professor e tentar solucionar o problema, caso não esteja se adaptando ao estudo e o professor estará ali naquele momento para isso.

Acontece que algumas atitudes são maldosas mesmo, quer dizer, a pessoa estar ali somente para questionar e criar problemas, mas não quer levar a sério os estudos e isso já aconteceu comigo e com colegas de profissão.

O problema maior desta situação é que o aluno estar se prejudicando a si próprio, não porque o professor vai fazer algo para prejudicá-lo, mas se ao invés de estudar a pessoa ficar o tempo todo questionando algo que não estudou,para saber se vai ter sucesso ou não, então este aluno com certeza irá desistir dos estudos enquanto que os seus colegas estarão levando a sério os seus estudos violonísticos.

Isso não é uma crítica a nenhum aluno, e sim uma orientação para que a pessoa que estar estudando o seu violão, primeiro pratique os exercícios devidamente como o orientador ensinou, para depois fazer a sua própria análise se os estudos foram benéficos para o seu aprendizado ou não.

Não dar muita importância há afinação do violão

Alguns alunos que estão iniciando não se preocupam muito com a afinação do violão, mesmo porque afinar o violão não é tarefa muito fácil, mas hoje em dia com a tecnologia avançada que temos, existem afinadores eletrônicos que podem ser baixado no smartphone pela internet e o iniciante consegue afinar o seu violão tranquilamente.

Estudar exercícios ou músicas com o violão desafinado, é uma coisa horrível e o estudante não devo praticar esse tipo de coisa, porque irá atrapalhar na educação do seu ouvido musical.

Sempre devemos fazer qualquer exercício ou tocar qualquer música com o violão totalmente afinado, mesmo porque tocar com o instrumento desafinado é muito desagradável para o executante e para quem estar ouvindo.

Querer tocar músicas que ainda não esteja preparado(a)

Esta é outra situação que o aluno deve observar quando o professor ainda não estiver indicando músicas mais avançadas para os seus estudos violonísticos.

Pegar estudos ou músicas muito difícil logo no início, fará com que o estudante tenha dificuldades em executar os movimentos, e desta maneira poderá acabar desanimando dos estudos.

É de suma importância que no início dos estudos, a pessoa comece com músicas bem simples como por exemplo, que tenha apenas dois ou três acordes no máximo, para depois ir evoluindo com músicas mais avançadas.

Querer tocar muito rápido logo no início

Esta também é uma situação corriqueira entre as pessoas que estão iniciando os seus estudos, sejam ele em qual instrumento for, querer tocar muito rápido logo no início.

O estudante tem que ter em mente, que ele irá conseguir tocar rápido sim, mas para isso irá levar algum tempo estudando a técnica do instrumento para se familiarizar com os dedilhados e com as escalas e gradativamente ir aumentando a velocidade dos estudos.

Nem sempre quem toca muito rápido quer dizer que é um bom músico, um bom músico é aquele que sabe interpretar uma música de maneira correta,sendo tocando rápido ou lentamente.

Não dar atenção para a educação do ouvido musical

Esta é uma situação de extrema importância, onde muitos alunos não dão a mínima importância para a educação do seu ouvido musical.

Para ser um bom músico, seja ele estudando violão, piano ou qualquer outro instrumento musical é de suma importância que logo no início começa o trabalho de educação do ouvido musical,porque facilitará muito quando o estudante fizer uma improvisação e harmonizações de músicas e assim por diante.

Ficar somente lendo coisas escritas no papel e decorando, a pessoa consegue sim tocar, mas somente aquilo que está escrito, sendo que se o ouvido estiver educado musicalmente, com ou sem papel na frente da pessoa, ela irá tocar de qualquer jeito sem nenhum problema.

Então, não trabalhar o ouvido para educá-lo musicalmente é um grande erro, e o estudante não deverá cometer esse tipo de coisa.

Desistir dos estudos do violão somente porque estar com alguma dificuldade em um determinado exercício

Este é outro erro que muitos estudantes cometem, principalmente no violão quando chega o momento de montar a pestana.

Nunca cometa o erro de desistir dos estudos porque algum exercício estar naquele momento sendo um pouco difícil de executar,e quando isso acontecer,converse com o seu orientador para sanar o problema, mas nunca desista,porque desistir é um erro.

Achar que não tem jeito para aprender tocar violão

Esta é uma situação que todos os professores escutam praticamente todos os dias, as pessoas dizerem que, eu gostaria de estudar violão mas não tem jeito para coisa.

Outras pessoas dizem que não tem talento,na verdade para aprender não é questão de talento e jeito, a questão é praticar todos os dias os exercícios e estudos propostos pelo seu orientador, e com certeza em pouco tempo a questão do jeito ou talento ficará para trás e a pessoa estará tocando o seu instrumento musical com tranquilidade.

Não praticar os exercícios propostos pelo professor diariamente

Alguns alunos, e estou falando da minoria, querem aprender tocar um instrumento mas na verdade não querem estudar, e isso não é possível porque para tocar qualquer instrumento musical tem que praticar pelo menos alguns minutos todos os dias.

O aluno quando estar iniciando os seus estudos violonísticos, devem seguir as orientações do seu professor e estudar os exercícios propostos por ele, porque o professor já tem experiência e conhecimentos necessário para saber quais são os melhores estudos e exercícios para o aluno se desenvolver musicalmente e conseguir tocar o seu instrumento musical de maneira correta.

Bom,existem outras situações,mas decidi falar apenas estas acima.Estou relatando estes erros porque realmente eles acontecem e prejudica o próprio aluno.Se o iniciante no violão ou em qualquer instrumento musical,não cometer estes erros citados no texto,com certeza terá muito sucesso no aprendizado do violão ou mesmo de qualquer outro instrumento de sua preferência

Saiba como harmonizar qualquer música sem precisar ficar decorando cifras.

Resultado de imagem para botão saiba mais

Professor,José Conceição

Se você gostou destas dicas,compartilhe com os seus amigos e também nas redes sociais.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Evitar erros para não desistir dos estudos violonísticos
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *