O que fazer no momento antes de pegar o violão para estudar

Na dica de hoje,vamos saber o que fazer no momento antes de pegar o violão para estudar.Para algumas pessoas que estão lendo este título parece uma coisa sem sentido, mas vou provar que tem sentido fazer alguns procedimentos antes de pegar o violão para praticar os exercícios propostos pelo orientador.

Veja, a grande maioria das pessoas que estão iniciando e também daqueles que já tocam um instrumento musical,nem pensam em fazer um aquecimento corporal antes de praticar os exercícios e estudos propostos pelo seu professor, seja ele em qual instrumento for.

Confesso que eu também era assim, levantava da cama pegava o meu violão e ia direto praticar os exercícios e estudos,sem fazer nenhum aquecimento antes.Depois que um amigo ortopedista e aluno me orientou a esse respeito,passei a fazer aquecimento corporal antes de pegar o meu violão e sair tocando, e para mim essa dica foi muito importante e continua sendo porque jamais pego o meu instrumento musical para treinar sem antes fazer um aquecimento corporal.

Vamos pensar um pouco aqui a esse respeito.O jogador de futebol, sabe jogar e sabe também todos os fundamentos futebolísticos dentro de campo, mas este mesmo jogador jamais sai correndo atrás da bola sem antes fazer um aquecimento, tanto no vestiário e quando vai substituir um colega em campo,e por que eles fazem isso? Para prevenir lesões e mesmo assim as vezes acontecem.

Perceba que o músico, também faz exercícios físicos o tempo todo enquanto está treinando os estudos em seu instrumento musical, seja ele violão, piano, guitarra, contra-baixo ou em qualquer outro instrumento.

Para o estudante de violão ou em qualquer outro instrumento musical que esteja praticando, é de suma importância que faça aquecimento antes de começar a praticar os exercícios, e isso ajuda em muito no desempenho técnico e musical e também na concentração da pessoa.O aquecimento também é muito importante antes de uma apresentação musical em público.

Quais os melhores exercícios para aquecimento antes de começar a estudar o violão?

Bom, vou falar o que eu faço diariamente antes de pegar meu violão para treinar.Antes de começar a estudar eu faço uma caminhada, depois faço um pouco de alongamento do punho direito e do punho esquerdo e também das pernas, mas com moderação para não causar nenhuma lesão.Se a pessoa não estar acostumada a fazer aquecimentos antes de estudar,e se essa pessoa desejar fazer o aquecimento,VÁ COM CALMA e aos poucos para não ter problemas de lesão,eu estou expondo o que eu faço,mas cada pessoa sabe o que é importante para ela e se deva fazer ou não o aquecimento,isso não é uma coisa obrigatória.

Eu faço exercícios físicos antes de estudar o meu violão porque fui orientado por um profissional da área, no meu caso um ortopedista,e seria também interessante se a pessoa desejar praticar exercícios para aquecer o corpo antes de fazer os seus estudos no violão, ter a orientação de um profissional da área como eu tive.Mais uma caminhada antes de praticar os estudos já seria bastante interessante e ajudaria muito.

Quanto tempo devo estudar violão diariamente?

Aqui no blog tem várias dicas que dei a esse respeito, mas vou reforçar o que disse em outras aulas.Para ser um bom instrumentista, não é necessário estudar várias horas por dia, e sim apenas alguns minutos,mas todos os dias inclusive sábados domingos e feriados, agindo desta maneira em pouco tempo a pessoa terá ótimos resultados.

Uma outra coisa  que o aluno(a) que está iniciando nos estudos do violão ou de qualquer outro instrumento musical, é se dedicar apenas um exercício ou estudo de cada vez até dominar por completo o mesmo, e assim não irá acumular muitos exercícios ao mesmo tempo dificultando o aprendizado.

Precisamos sempre ter em mente que em alguns casos, menos é mais,e isso se aplica perfeitamente nos estudos musicais.Veja,se a pessoa dominar totalmente um modelo de escala,isso servirá também para as outras escalas,pois os movimentos de mão direita e mão esquerda já estão coordenados e sincronizados.

Para montar um repertório também é de suma importância que o estudante vai dominando, música por música e não pegar várias ao mesmo tempo para praticar.Trabalhando música por música, logo o estudante terá um ótimo repertório com várias peças totalmente prontas para apresentar em público ou onde desejar.

O que tem haver estudar apenas um exercício por vez e uma música com o aquecimento corporal falado antes?

Sim, tem haver porque não podemos exagerar na quantidade de exercícios e isso serve para o aquecimento corporal e também nos estudos para montar um repertório, pois as coisas tem que ir caminhando aos poucos para que consigamos atingir o nosso objetivo sem ter nenhum tipo de problemas no meio do caminho.Como dissemos antes, em música podemos aplicar esta pequena frase, menos é mais.

Bom, essa foi a minha dica de hoje e espero que tenha gostado.Se  você gostou das dicas indique para os seus amigos e compartilhe também nas redes sociais.

Caso exista alguma dúvida acesse o formulário deste blog e envie uma mensagem que responderei o mais breve possível.Acesse aqui

Atenciosamente,

Professor José Conceição

 

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *