Para aprender guitarra é preciso aprender violão primeiro?

Nesta aula de hoje iremos esclarecer algumas dúvidas que os iniciantes nos estudos da guitarra sempre comentam.Em muitos casos as pessoas começam nos estudos da guitarra e ficam com dúvidas se para aprender tocar este instrumento é preciso aprender tocar primeiro o violão.

Isso acontece quando o estudante não estar indo bem nos estudos da guitarra e fica se perguntando,será que para aprender guitarra é preciso aprender violão primeiro? Sou professor de violão há muitos anos e posso afirmar que não é necessário estudar um instrumento musical para depois estudar outro.

É possível aprender guitarra e violão ao mesmo tempo?

Sou profissional do violão e também toco guitarra e respondendo a pergunta,digo que sim.A pessoa pode aprender tocar estes dois instrumento ao mesmo tempo e vou gravar um podcast abaixo para dar exemplos de técnica que serve para o violão e também para a guitarra.

Existem algumas diferenças entre o violão e a guitarra.A guitarra tem o braço mais longo do que o violão e também para a guitarra usamos cordas de aço enquanto que no violão o mais comum são as cordas de nylon.

Para fazer os arpejos no violão geralmente usamos as pontas dos dedos com um pouco de unha e para a guitarra,a maior parte dos músicos usam a palheta para tocar as coradas do instrumento.

Técnica da mão esquerda para a guitarra e o violão.

Para desenvolver a técnica de mão esquerda,os mesmos exercícios que servem para o violão também servem para a guitarra,sendo que na guitarra os executantes usam muito a distorção para causar efeitos e imitações.No violão também podemos usar este recurso.

Se a pessoa tem tempo disponível para estudar e gosta do violão e também da guitarra,neste caso não terá nenhum problema estudar simultaneamente os dois instrumento.O problema é quando a pessoa tem pouco tempo e acaba não estudando bem nenhum e nem outro.

Uma dica muito interessante é a pessoa praticar nos dois instrumentos os mesmos exercícios,como por exemplo: se no violão o estudante estar praticando escala,então na guitarra deverá também praticar a mesma escala e assim com todos os outros exercícios.

Como educar o ouvido musical estudando o violão e a guitarra ao mesmo tempo?

Neste caso temos que fazer uma observação: o violão acústico não é que seja o melhor para praticar estudos de percepção,mas acho mais indicado devido ouvirmos o som da própria madeira,para quem ainda não sabe o som do violão não sai das cordas e sim do tampo frontal do instrumento.Quanto melhor a madeira do tampo frontal melhor será também o som do instrumento e para educar o ouvido é uma beleza.

Para os iniciantes que apenas desejam estudar a guitarra,aconselho quando estiver fazendo os exercícios para educar o ouvido musical,não usar a distorção até um certo tempo de estudo.Depois que o ouvido já estiver acostumado não terá problemas em usar este recurso da distorção na guitarra.

Então respondendo a pergunta inicial mais uma vez,não será preciso primeiro estudar o violão para depois estudar a guitarra,pode também estudar os dois ao mesmo tempo se desejar.

Clique no Play abaixo para ouvir a gravação.

Nunca deixe os seus sonhos para depois!

Atenciosamente,

Professor: José Conceição

Caso haja alguma dúvida entre em contato através do formulário deste blog,neste endereço.

Se você gostou dessas dicas,divulgue para os seus amigos e também nas redes sociais.

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *