Quais os melhores acordes para harmonizar uma música?

Nesta aula de hoje falaremos sobre quais os melhores acordes para harmonizar uma música e também a melhor maneira de encontrar os mesmos dentro da escala.Para as pessoas que estão iniciando no estudo de qualquer instrumento musical e não somente no violão este é um dos maiores problemas,encontrar os acordes certos para harmonizar a melodia em questão.Geralmente os acordes são encontrados dentro de uma escala,como por exemplo a escala de Do Maior onde temos acordes maiores e menores.

Harmonizando uma música

Vamos trabalhar a escala de Do maior como exemplo: C // Dm // Em // F // G7 // Am // Bm7(b5). Cada acorde tem os seus graus correspondentes C = Grau I // Dm = Grau II = Em = Grau III // F = Grau IV // G7 = Grau V7 // Am = Grau VI // Bm7(b5) = Grau VII // perceba que os graus I // IV // V7 // são maiores e os graus II // III // VI // VII // são menores e será por este entendimento que iremos descobrir quais os primeiros acordes vamos analisar para fazermos as nossas harmonizações.Gostaria de ressaltar que tanto na escala maior quanto na escala menor o Primeiro Grau Com Sétima é sempre muito usado.

Falando do Tom maior devemos sempre em primeiro lugar ao começar harmonizar uma melodia,testar os acordes maiores.Em Do Maior os acordes C // G7 // F // devemos esgotar todas as possibilidades com estes três acordes para o caso em que alguma passagem nenhum dos três encaixarem,então testar os menores Dm // Em // Am // ou mesmo o acorde Bm7(b5).

Clique no Play da gravação abaixo para entender melhor como funciona.

Harmonizando uma música em Tom menor

Exemplo da escala de Lá menor: Am // Bm7(b5) // C // Dm // E7 // F // G#º diminuto // nesta escala não podemos também esquecer os graus de cada acorde. Como na escala maior iremos usar o 1º // 4º // 5º // graus correspondentes aos acordes Am // Dm // E7 // perceba que tanto no Tom Maior quanto no Tom Menor o Quinto grau é sempre um Tom Maior.Devemos esgotar todas as possibilidades com os graus UM,QUATRO E CINCO e caso não consigamos harmonizar com estes TRÊS acordes,então testaremos os demais acordes da escala em questão.

Clique no Play abaixo para ouvir os detalhes de como fazer harmonização de uma música

Esta foi a nossa aula de hoje e se você gostou compartilhe como os seus amigos e também nas redes sóciais.

Nunca deixe os seus sonhos para depois!

Atenciosamente,

Professor: José Conceição

Caso haja alguma dúvida,envie uma mensagem através do formulário deste blog.Acesse aqui

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *