Tocar as cordas do violão com ou sem apoio

Na aula de hoje vamos falar sobre tocar as cordas do violão com ou sem apoio.Esta é uma questão muito comentada entre os estudantes deste instrumento musical a respeito do toque nas cordas com os dedos da mão direita,se devemos tocar com ou sem apoio.

Existem professores que às vezes opta por toque nas cordas somente com apoio, e outros que defendem o toque nas cordas com os dedos da mão direita totalmente sem apoio,quer dizer, são didáticas para o ensino-aprendizado com foco diferenciados.

Qual é o melhor?Tocar com apoio ou sem apoio?

Bom, não existe o melhor e o pior, o que existe são maneiras de ensino-aprendizado diferentes como foi dito antes.O toque nas cordas do violão com apoio, o som sairá mais aveludado enquanto que o toque sem apoio utilizando a ponta do dedo com a unha será mais metálico.

Particularmente eu como professor de violão já há muitos anos, utilizo as duas maneiras de tocar as cordas do violão, toque com apoio e também sem apoio.Para tocar as escalas, utilizo mais o toque com apoio e para tocar os dedilhados, utilizo o toque sem apoio.

Qual a técnica de mão direita que dar mais segurança para a pessoa tocar o violão?

Em toda a minha carreira como professor de violão, venho percebendo que os alunos se sentem mais seguros quando tocam as escalas utilizando o toque com apoio, e isso me dar uma segurança para afirmar que para tocar as escalas,o toque com apoio realmente a pessoa consegue ter mais segurança.

Para fazer os dedilhados, o toque  nas cordas do violão deverá sempre ser utilizado sem o apoio para facilitar a execução.Não  se usa toque com apoio para executar os dedilhados no violão, mesmo porque isso abafaria o som de cada corda tocada.

É melhor tocar as cordas do violão com ou sem unha?

Em relação a tocar as cordas utilizando a unha ou não,isso é uma questão muito pessoal de cada pessoa.Alguns estudantes se adapta melhor com unha, e outros não conseguem utilizar a unha para executar os dedilhados e preferem tocar apenas usando a ponta dos dedos sem unha para ferir as cordas do violão.

Qual a melhor maneira para tocar o violão com velocidade?

Bom, neste caso para tocar rápido o violão, isso é uma questão de treinamento diário.Se  você desejar realmente tocar dedilhados e escalas com rapidez, vou dar uma excelente dica.Coloque o metrônomo em um andamento bem lento para você tocar tanto as escalas e os dedilhados, e quando ir se sentindo mais à vontade vá aumentando a velocidade do metrônomo,desta maneira em um prazo curto de tempo já estará tocando o seu violão com bastante rapidez.

Para quem não sabe o que é metrônomo.O metrônomo  é um aparelho que marca o tempo e o compasso com batidas que podem ser lentas ou mais rápida e o executante defini a quantidade de notas que irá tocar em cada batida do metrônomo.Na internet tem vários modelos que podem ser baixados para o computador gratuitamente.

Se você desejar fazer arranjos musicais sem precisar ficar decorando cifras e utilizando o seu ouvido musical, acesse esse site aqui e para dar uma conferida.

Esta foi a nossa aula de hoje e logo teremos mais outras aulas aqui no blog.

Atenciosamente,
Professor, José Conceição

 

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *