Usar ou não unhas para tocar violão?

Nesta aula de hoje iremos responder a esta questão que sempre deixa os estudantes do violão confusos se devem usar ou não unhas para tocar as cordas do instrumento.Falaremos dos prós e contras a esse respeito das unhas para tocar as cordas do violão.Existem pessoas  que gostam de tocar com unhas e outras querem aprender mas não desejam usar as unhas para tocar as cordas do instrumento musical.

Devo ou não usar unhas para tocar as cordas do violão?

Vou gravar um podcast dando exemplos de toques com unha e sem unha e postar no final deste artigo,mas para entender preciso que leia todo o texto,mesmo porque falarei também de outros instrumentos musicais,como o contra-baixo,cavaquinho,guitarra e também o piano.Também falarei do uso da palheta em substituição as unhas.

Vamos agora entrar no assunto.Sem dúvida a maioria dos violonistas usam unhas para tocar o seu violão.A unha deixa o timbre mais brilhante e também mais metálico enquanto que o toque sem unha o som ficará mais aveludado e também menos brilhante.Eu mesmo tentei por muito tempo não usar unhas para tocar o violão mas não me adaptei.Conheço grandes violonistas que nunca usaram unha para tocar violão,quer dizer usar ou não as unhas é apenas uma opção e não uma regra.

Para quem toca contra-baixo usar unhas é um problema,mesmo porque as cordas do instrumento são bem mais pesadas do que as cordas do violão.Geralmente os contrabaixistas não utilizam da unha para tocar o seu instrumento musical.

Para os músicos que tocam cavaquinho o uso da palheta é fundamental porque é praticamente impossível tocar este instrumento com as pontas dos dedos.Então para tocar cavaquinho deve-se usar a palheta.

Os guitarristas podem usar três opções para tocar o seu instrumento.Podem tocar somente com a palheta ou usando as unhas e também tocar a guitarra sem usar a palheta e as unhas,somente a pontas dos dedos sem a utilização das unhas.Isso também serve para os violonistas.

Para os instrumentistas que tocam teclados como por exemplo o piano,estes não usam unhas para não arranhar as teclas do instrumento seja ele piano ou teclado.Existem pessoas que tocam violão e guitarra usando unha e também tocam teclado e piano,mas para tocar instrumentos de teclas é preciso adaptar a técnica para que as unhas não atrapalhe.

As unhas atrapalham tocar as cordas do violão?

Depende de como as mesmas estarão lixadas.As unhas não atrapalham se lixadas corretamente,mas cada pessoa tem a sua própria maneira de lixar as unhas para tocar as cordas do violão.Eu gosto muito de lixar as minhas unhas acompanhado a borda dos dedos,onde a unha ficará nem muito pontuda e nem muito arredondada,procuro sempre um meio termo.Uma dica.Quando a pessoa tocar a corda do violão e a unha agarrar é porque foi  lixada de maneira errada,então deva corrigir.

Quero dar uma dica muito importante.Se você quer estudar violão mas não quer usar as unhas para tocar as cordas do instrumento musical,não tem nenhum problema,pode estudar tranquilamente o seu violão sem a utilização de unhas e a única diferença vai ser no timbre mais aveludado como eu disse antes.

Clique no Play abaixo para ouvir a gravação.

Nunca deixe os seus sonhos para depois!

Atenciosamente,

Professor: José Conceição

Caso exista alguma dúvida,entre em contato pelo formulário deste blog clicando aqui

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *