Violão e criatividade

Nesta aula de hoje vamos falar de violão e criatividade.Esse é um dos meus assuntos preferidos sempre quando estou dando aulas ou mesmo conversando com amigos a respeito de música.

Tenho certeza que para todas as pessoas que tocam violão ou qualquer outro instrumento musical irá se identificará com o assunto deste artigo e até mesmo para quem apenas ama falar de música mais não toca nenhum instrumento musical.

Como ser criativo nos estudos do violão?

A melhor maneira de criatividade em qualquer instrumento é sem dúvida fazer improvisações.Para mim a improvisação é mais fácil para uma pessoa se desenvolver musicalmente,principalmente os iniciantes.O improvisador sempre toca o seu instrumento musical usando o seu pensamento e não uma coisa que já estar escrita para apenas decorar.

Algumas coisas interessante para desenvolver a criatividade musical no caso usando o violão.Eu posso cantar um ritmo e reproduzir este ritmo que cantei no violão.Por exemplo:eu canto TaTaTa – Ta-a-a – posso tocar estar sílabas em forma de ritmo no violão.Outro exemplo: TaTa-aTa – também posso cantar e depois tocar.Perceba onde estar a sílaba Ta prolongada com a letra – a – Existe centenas de maneiras para desenvolver a criatividade musical.

Criando sequências harmônicas

Esta é outra forma de criatividade musical,criando sequências harmônicas e aplicando os ritmos que desenvolvemos.Posso testar uma sequência  como esta por exemplo: C // F // Dm // G7 // C // e vejo se soa bem para os meus ouvidos e se eu achar legal aplico os ritmos para a mesma.

Clique no Play abaixo para ouvir algumas idéias.

Criatividade usando as escalas

Tenho artigos aqui no blog sobre como estudar escalas no violão.Umas das coisas que acho totalmente desinteressante é tocar escalas apenas por tocar.Isso mecaniza o estudo e ao invés de ajudar acaba atrapalhando a criatividade da pessoa que estar iniciando os seus estudos no violão ou em outro instrumento musical.Temos sim que aprender construir escalas musicais,mas também precisamos saber o que fazer com elas.Uma das maneiras é fazer improvisações utilizando-a.

Exemplo: aprendi a escala de Do Maior.Agora vou ficar tocando a mesma para cima e para baixo o tempo todo? Esta maneira na minha opinião não é uma forma correta de estudar escala,para mim a forma correta de estudar escalas é fazendo improvisações encima da mesma.Já aprendi a escala Do,Re,Mi,Fa,Sol,La,Si, o que eu faço? Estudo esta escala criando alguma melodia e não precisa ser conhecida.Posso criar qualquer coisa usando os intervalos da escala e assim a criatividade irá cada vez mais se aperfeiçoando.

Uma dica.Posso tocar a escala não utilizando somente os intervalos de segunda maior e segunda menor e sim outros intervalos,tipo. Do, Sol , Mi , Si , Do , La , Fa , Mi , Do , Re , Do , perceba que toquei a escala inteira mas invertendo a ordem das notas.O estudante deve criar várias combinações e assim irá educando o ouvido musical.

Existem centenas de maneiras de ser criativo principalmente com o violão que nos oferece tantas possibilidades.No violão,podemos tocar melodias,harmonias,efeitos e também usar o instrumento como percussão.

Clique no Play abaixo para ouvir as dicas.

Espero que nesta aula eu tenha passado um pouco do que é ser criativo,mesmo porque a criatividade musical é infinita e cada pessoa tem a sua própria maneira de exercer a sua criatividade musical.

Espero que tenha gostado destas dicas e se você gostou,compartilhe com os seus amigos e também nas redes sociais.

Nunca deixe os seus sonhos para depois!

Atenciosamente,

Professor: José Conceição

Qualquer tiver alguma dúvida entre em contato através do formulário deste blog clicando aqui

Deixe o seu e-mail para receber as nossas atualizações.Por favor não esqueça de confirmar em seu correio eletrônico.

admin

Website:

1 Comentário

  1. Thiago

    Muito bom o artigo! Obrigado por compartilhar o conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *