Arte de tocar violão

Arte de tocar violão

Outra coisa que devemos também enfatizar é a respeito dos estudos,porque estudar violão ou qualquer outro instrumento musical também é uma arte, quer dizer a arte de estudar música.


Não importa se você quer aprender tocar violão para ser um grande violonista ou apenas para satisfazer o seu gosto pessoal, ou mesmo tocar para amigos, o que importa é que você está fazendo arte,e não importa o tipo de música que estiver executando em seu instrumento musical.


Arte de estudar violão


Algumas pessoas podem achar estranho este título,arte de estudar violão.Estudar violão é realmente uma arte que podemos classificar,como a arte da paciência que às vezes algumas pessoas não tem e desistem no meio do caminho.


Existem pessoas que querem aprender tocar violão ou qualquer outro instrumento de sua preferência, mas coloca em sua mente que não tem talento para aprender música.Podemos dizer que, aprender tocar um instrumento é muito mais força de vontade do que talento.


O talento sem dúvida existe, mas não adianta nada ter talento e não estudar o instrumento como deveria.O que é a arte de estudar violão? Respondendo a esta pergunta, é o aluno praticar os exercícios todos os dias com atenção e concentração, não ficar pulando de exercícios, e se o que estiver praticando ainda não estiver totalmente pronto, e também saber o que estar estudando e para que estar estudando.


O principal na arte de estudar violão sem dúvida é a paciência.Se a pessoa começar os seus estudos violonísticos e ter paciência e também praticar todos os dias um pouquinho os seus estudos,em pouco tempo já estará dominando o seu instrumento musical seja ele violão ou qualquer um outro.


Arte de como interpretar uma música


Este título realmente esboça muitos sentimentos sobre a arte de interpretar uma música. Uma mesma música pode ser interpretada de várias maneiras diferentes e também em tonalidades diferentes.


A interpretação musical, é totalmente pessoal e ninguém interpreta uma mesma música do mesmo jeito, cada pessoa irá interpretar de maneira diferente e isso é muito importante, porque já pensou todo mundo interpretando uma mesma música igualzinho do mesmo jeito, certamente ficaria monótono.


Como existe a arte de interpretar e tocar uma música, também existe a arte de ouvir uma música.Saber ouvir uma melodia também é uma arte. Existem  instrumentistas que gostam de tocar rápido e outros que já preferem tocar mais lento e isso não significa que quem toca rápido é melhor do que a pessoa que toca o seu instrumento musical mais lento, é apenas uma questão de interpretação pessoal.


Arte de como harmonizar uma música



Bom, sobre esse título a arte de harmonizar uma música, também requer algumas considerações.Porque alguns arranjos ficam mais atraentes do que outros, mesmo harmonizando no mesmo tom ou tonalidade se preferir.


Acontece que existem harmonias mais simples e harmonias mais sofisticadas, quer dizer acordes mais simples e acordes mais sofisticados.Um exemplo: se toco um acorde de dó maior simples para harmonizar uma melodia e essa mesma melodia eu adiciono uma ou duas notas dissonantes neste mesmo acorde com certeza irá ficar mais bonito o arranjo.


Mas para fazer harmonias sofisticadas, é preciso ter o conhecimento para adicionar as notas dissonantes em cada acorde de maneira que fique uma boa harmonização da melodia que estiver em questão.Para Saber mais a esse respeito visite este site acessando aqui.


Uma linguagem musical que basicamente só usam acordes dissonantes e sofisticados é a bossa nova, e também o pessoal que toca jazz e blues.


Arte da improvisação musical

Este título sobre a arte da improvisação musical, é uma das partes que eu mais gosto de atuar e também incentivo sempre todos os meus alunos a praticarem improvisações musicais em seus instrumentos, sejam eles violão, guitarra, piano, contrabaixo ou qualquer outro instrumento musical que estiver estudando.


Veja bem, se você estar iniciando nos estudos do violão e aprende a sua primeira escala musical,é de suma importância que não fique o tempo todo tocando a escala nota por nota subindo e descendo,e sim usando a mesma para fazer improvisações musicais, quer dizer misturando as notas, e a partir do momento em que estude desta maneira, estará praticando a escala e também educando ouvido musicalmente.


Não precisa estudar muitos exercícios, mas é de suma importância que estude pelo menos alguns minutos todos os dias, para ter um desenvolvimento rápido no aprendizado do violão e com isso conseguir tocar e improvisar as suas músicas preferidas.


Estas foram as dicas de hoje e logo teremos mais dicas de como aprender tocar violão.


Se você gostou dessas dicas,compartilhe com os seus amigos e nas redes sociais.


Saiba como fazer boas harmonizações de maneira mais fácil.Acesse aqui


Nunca deixe os seus sonhos para depois!


Atenciosamente,

Professor,José Conceição


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE