Como fazer para aprender tocar violão rápido

Como fazer para aprender tocar violão rápido

A verdade é que,a pergunta poderia ser formulada da seguinte maneira.Se eu estudar tantas horas por dia,em quanto tempo eu vou estar dominando a técnica do instrumento e conseguindo tocar as minhas músicas preferidas?


Bom,com a pergunta formulada acima,ainda não é possível determinar um tempo específico para que a pessoa tenha o total domínio do instrumento para tocar as suas músicas,mesmo porque somos todos diferentes agimos também diferente.Mas mesmo estudando bastante cada pessoa tem o seu tempo de aprendizado.


Eu mesmo,já presenciei casos em que um aluno que estudava poucos minutos por dia, conseguiu desenvolver a sua técnica instrumental mais rápido do que outro aluno que estudava mais tempo todos os dias,quer dizer, não importa a quantidade de tempo diário de estudos, e sim como estudar os exercícios propostos pelo orientador de maneira correta.


Existe uma grande diferença entre praticar exercícios e estudar.Se a pessoa que estar iniciando nos estudos musicais,ficar apenas praticando exercícios o tempo todo, sem um objetivo específico, não vai adiantar muito,quer dizer, o aluno conseguirá dominar vários exercícios mas terá problemas para fazer música que é objetivo principal.Mas se esta mesma pessoa se concentrar e entender o porque que estar fazendo aquele exercício, neste caso a evolução instrumental e musical será muito mais rápida e proveitosa.


O que faz uma pessoa se desenvolver rápido nos estudos do violão?



Esta pergunta é excelente.Para uma pessoa que estar iniciando agora nos estudos do violão ou de qualquer outro instrumento musical,a primeira coisa a se fazer, é deixar a ansiedade de lado,e agindo assim com certeza já será meio caminho andado para o aprendizado no instrumento.


O problema maior para que o estudante tenha um bom desenvolvimento instrumental e musical,é a ansiedade de tocar rápido,mas às vezes este mesmo estudante não pratica os exercícios como deveria,e desta maneira não terá como ter um bom desenvolvimento em pouco tempo.


Gostaria também de salientar que, pegar muitos exercícios e estudos para praticar ao mesmo tempo,não ajuda e pelo o contrário atrapalha em muito o desenvolvimento instrumental e musical do aluno,devido ter que se concentrar em várias coisas ao mesmo tempo.


Eu sempre comento com os meus alunos o seguinte,olha pessoal,eu sou uma pessoa unicista,e o que é isso? Unicista  para mim é aquela pessoa que resolve uma coisa de cada vez.exemplo:se vou estudar escalas musicais,enquanto não conseguir dominar uma escala não passo para a outra escala seguinte,mesmo porque os movimentos mecânicos que adquirir em uma escala irão me favorecer na próxima escala e assim com todos os outros exercícios.


Vou dar uma dica importante.Se a pessoa que estar iniciando os seus estudos violonísticos, pegar uma escala musical para tocar e tiver alguma dificuldade nesta escala que está exercitando,este aluno deverá primeiro resolver todos os problemas técnicos e musical relacionado a esta escala,para somente depois passar a próxima escala,e caso contrário,o estudante mesmo não dominando uma escala totalmente já passar a frente para uma outra escala,irá acumular estudos e acaba não fazendo nem uma coisa nem outra bem.


Quais os melhores exercícios para praticar no violão?


Para iniciar os estudos,aconselho a pessoa que estar começando, dominar inicialmente um exercício de dedilhado,mas apenas um dedilhado,para depois passar aos próximos.Depois de dominado um único dedilhado na mão direita,o iniciante pode pegar uma escala para estudar de apenas uma oitava por exemplo.Em seguida aprender e dominar todos os acordes que não exija a pestana um por um,maiores e menores, para somente depois passar a estudar a famosa pestana no violão.


Resumindo:se a pessoa que estar iniciando,seguir o passo a passo dado neste texto,com certeza irá ter um bom desenvolvimento musical e instrumental.Se deixar como foi dito,a ansiedade de tocar rápido,e dominar um exercício de cada vez,e estudando um pouquinho todos os dias,quando menos o estudante esperar,já estará tocando as suas músicas de preferência e isso para mim é tocar rápido.


Aqui no blog temos muitas aulas e também gravações de podcasts ensinando como tocar violão.Sempre estaremos postando novas aulas de violão aqui neste site.Para encontrar os estudos que você precisa,navegue na categoria ao lado onde estão listados todos os estudos e exercícios dados aqui neste blog.


Curso de harmonia na prática para violão e guitarra.Clique aqui


Se você gostou destas dicas, peço que compartilhe com os seus amigos e também nas redes sociais.


Nunca deixe os seus sonhos para depois!

Atenciosamente,

Professor,José Conceição


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE