Como tocar ritmos no violão

Como tocar ritmos no violão

Também vou gravar os ritmos no meu celular e transformar os mesmos em podcast para além da escrita você também escutar os mesmo e tocar junto comigo.Não sei se o áudio vai ficar legal,mas vamos tentar.A intenção é realmente poder ajudar as pessoas que estão iniciando nos estudos do violão.


Observação: Não coloquei os podecats porque testei e não roda aqui.Mas com as dicas do poste o estudante conseguirá entender.


RITMOS DE MARCHA


Este ritmo pode ser usado como um dedilhado simples e também músicas em ritmos de marcha.Observação: vamos sempre usar apenas dois acordes para treinar os ritmos: C // G7 // a gravação foi feita em um CELULAR e o som não ficou muito bom mais dar para entender.Peço desculpas e vamos aprender tocar os ritmos abaixo.


Este ritmo se encaixa em uma infinidade de músicas,como por exemplo a Banda de Chico Buarque ou até mesmo a Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira,que é um Baião,mas como estudos podemos aplicar o ritmo de Marcha,somente para estudos.


Neste ritmo abaixo vamos tocar em forma de dedilhado,onde o dedo polegar toca a sexta corda,o indicador toca a terceira corda,o médio toca a segunda corda,o dedo anular toca a primeira corda.A contagem ficará assim 1 e 2 e – repita várias vezes.Pode alternar o baixo nas cordas 5ª e 4ª e os dedos I – M – A – continua dedilhando as três primeiras cordas do violão.



RITMO DE VALSA


Este ritmos você toca com o polegar na sexta corda e os dedos IMA – tocam as três primeiras cordas do violão.Sempre contando 123 – sem interrupção para que o ritmo apareça.Eu disse que o polegar toca a sexta corda,mas isso depende do acorde que estivar montado.Se for o Do Maior = C neste caso o P tocará a quinta corda.Neste ritmo os dedos IMA – tocaram de uma só vez.



RITMO DE BOSSA NOVA


Neste ritmos abaixo de Bossa Nova toque as primeiras quatros notas ao mesmo tempo,depois as três primeiras,depois o Baixo e depois as três primeiras.A contagem fica assim 1,e.2,eeeee o ultimo E será prolongados. Obs: para este ritmo eu usei o acorde de Do Maior,mas bossa nova geralmente usamos acordes dissonantes.



RITMO DE DEDILHADO NO VIOLÃO


Este ritmo abaixo é sem dúvida um dos mais usados para tocar canções.O dedo Polegar toca a sexta corda,o dedo I toca a terceira corda,os dedos M e A tocam ao mesmo tempo a segunda e a primeira e volta com o dedo I tocando a terceira corda.Uma excelente sequência harmônica para tocar este ritmo: C // G/b // Am // F // G7 // C // Crie outras sequências harmônicas com este ritmo de dedilhado.


Bom,por enquanto vamos estudar estes quatros ritmos acima e logo irei adicionar ritmos mais avançados para tocar no violão.Somente gostaria de pedir desculpas caso o ÁUDIO NÃO FIQUE MUITO BOM porque estou gravando como eu disse antes usando o celular para gravar estes ritmos.Mas ficarei feliz se você conseguir entender.


Saiba como gravar voz e violão usando apenas os equipamentos que você tem em sua casa e de maneira profissional.Saiba mais aqui


Nunca desista dos seus sonhos!


Atenciosamente,


Professor: José Conceição


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE