Dicas de como estudar técnica no violão

Dicas de como estudar técnica no violão

Estas dicas chamaremos de técnica pura, porque não iremos harmonizar nenhuma música e sim trabalharemos apenas o desenvolvimento técnico do aluno.


Para todas as pessoas que vem acompanhado as nossas aulas aqui no blog,sabe que a minha preferência é sempre para o desenvolvimento técnico do estudante na própria música que chamo de técnica aplicada e que tem ótimos resultados.


Mas resolvi nesta aula apresentar alguns estudos de técnica pura para aquelas pessoas que tem algumas dificuldades em montar e trocar de acorde com rapidez.


Não vamos trabalhar com montagens de acordes nesta aula,mas os estudos dados irão ajudar em muito quando a pessoa for montar qualquer tipo de acorde e também quando tocar qualquer escala musical.Agora vamos começar com os exercícios para a mão direita do violonista.


Estudo de técnica mão direita


Dedos da mão direita do violonista. Polegar = P // Indicador = I // Médio = M // Anelar = A // agora vamos fazer algumas combinações com estes dedos.


Exercício – 1 = Tocar somente o polegar = P = nas cordas 6ª // 5ª // 4ª // 5ª // e volta a 6ª corda.Repita várias vezes este exercício.Toque junto com a gravação abaixo.


Vamos agora  tocar as seis combinações com os dedos  I – M // M – A // I – A // M – I // A – M // A – I // o estudante deve repetir várias vezes cada combinação,tocando da primeira corda até a sexta corda e voltando a primeira corda.Estudaremos com e sem apoio estas combinações acima.


Estudos de técnica para a mão esquerda.


Na mão esquerda as notações dos dedos são por números. Indicador = 1 // Médio = 2 // Anular = 3 // Mínimo = 4 // polegar é polegar mesmo. Com estes quatro dedos podemos fazer vinte e quatro combinações possíveis,mais vamos apenas estudar duas combinações.


Exercício 1 = 1,2,3,4, dedo 1 aperta a primeira corda na primeira casa do violão e o dedo 2 apertará na segunda casa primeira corda,o dedo 3 apertará na terceira casa primeira corda e o dedo 4 apertará a quarta casa na primeira corda.Repita técnica nas cordas Dois,Três,Quatro,Quinta,sexta e volta a primeira corda.


Exercícios 2 = 4,3,2,1, neste exercício basta fazer ao contrário do primeiro,mais colocando um dedo de cada vez. Aperte dedo 4 na quarta casa,depois aperte o 3 na terceira casa,depois o dedo 2 na segunda casa e o dedo 1 na primeira casa.


Observação: no exercício 1,pode ir apertando as cordas e deixando os dedos e no exercício 2 não poderá deixar os dedos,será preciso apertar tocar e retirar o dedo para apertar o outro dedo devido ser um estudo descendente. Ascendente podemos ir deixando os dedos e descendente vamos tirando os dedos.



Dica: não precisa treinar muitas horas por dia para ser um bom violonista,mas estude pelo menos alguns minutos mas diariamente e logo irá perceber os bons resultsdos.


Esta foi a nossa aula de hoje e se você gostou compartilhe com os seus amigos e também nas redes sociais.


Nunca deixe os seus sonhos para depois!


Atenciosamente,


Professor: José Conceição


Saiba como harmonizar qualquer tipo de música sem precisar ficar decorando cifras.Para saber mais,acesse aqui


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE